terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Agente de Saúde é a primeira a tomar vacina contra Covid 19 em Icó

A prefeita de Icó, Laís Nunes, juntamente com a secretária de Saúde do município, Dra. Orianna Nunes, e equipe lançaram nesta terça-feira (19) o Dia D contra o Covid-19 com o tema "Imuniza Icó".

A icoense e Agente Comunitária de Saúde, Maria Antônia do Nascimento, de 54 anos, foi a primeira  a tomar a vacina de imunização e antiCovid-19. “Esperamos muito por este momento que, pra mim, é sinônimo de esperança por dias melhores e livre desta doença”, afirmou. 

As primeiras vacinações ocorreram no Posto de Estratégia de Saúde da Família (ESF), no Centro Comercial de Icó. 

Vacinação 

Chegaram ao Icó, neste primeiro lote, cerca de 426 doses de vacina e, prioritariamente, serão vacinados os profissionais de saúde que estão na linha de frente e combate ao Covid-19. 

Os médicos Quilon Peixoto, 85 anos e Erivando Feitosa; a técnica de Enfermagem, Maria Eduarda; e Germana Alencar, odontóloga, também se vacinaram. 

Prioridade inicial

A prioridade inicial, segundo cronograma estadual, será de todos os servidores do Hospital de Pronto Atendimento de combate ao Covid-19; SAMU (linha de frente); Atenção Básica: médicos, enfermeiros, técnicos, odontólogos, agentes de saúde e endemias.

"É um dia histórico para nós em Icó. Essa luta em favor da vida e em defesa dos icoenses terá sempre continuidade e conta com nosso esforço, responsabilidade e vocação pública e humana", afirmou Laís Nunes. 

"Esse primeiro lote vem diretamente para os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao Covid-19. Porém, nós iremos receber em tempo oportuno novos lotes que irão beneficiar toda a população icoense. Hoje é um dia que definitivamente histórico na nossa cidade", comemora a secretária de Saúde, Dra. Orianna Nunes.

A rádio Papagaio-FM, o Portal Icó News e a Página Oficial da Prefeitura Municipal de Icó no Facebook realizaram a cobertura ao vivo da vacinação. 

Estiveram presentes além da prefeita Laís Nunes, o vice-prefeito Dr. Quilon Peixoto; Dra Orianna Nunes, secretária de Saúde; chefe de gabinete, Rosana Figueiredo; procurador-geral adjunto, Dr. Fabrício Moreira; Diana Araújo, secretária-executiva; vereador Evandro Filho; Dr. Marcos Barreto, assessor; Charles Peixoto, ex vice-prefeito; Ciana Farias, professora; e profissionais de saúde.