sábado, 23 de janeiro de 2021

A uma semana para eleição, disputa pela presidência da Câmara dos Deputados ganha ares de mega campanha e votos dos traidores podem ser decisivos

Segundo a imprensa tem divulgado, a contagem de votos é feita inclusive nos deslocamentos aéreos, realizados em jatinhos contratados pelas campanhas. A estratégia nessa reta final é tentar fidelizar apoios.

Arthur Lira e Baleia Rossi, um apoiado pelo governo e a maioria do Centrão e o outro por Rodrigo Maia e oposição, respectivamente, promovem uma luta gigante.

E as incertezas e desconfianças se acumulam nos núcleos duros das duas candidaturas. Os dois lados calculam que há um percentual de risco de defecção de pelo menos 20%. Ou seja, no mínimo um quinto dos deputados federais que formam cada grupo partidário poderá votar no candidato adversário. É o que no Congresso costuma-se chamar de traições.

Para tentar superar essa margem grande de dúvida, tanto Lira como Baleia trabalham para reduzir o percentual de traições para algo perto de 10%. Governadores e prefeitos têm sido procurados para pressionar deputados de seus Estados.