quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Prefeitura de Fortaleza entrega 73ª Areninha da Capital

O Campo do Palito, situado na comunidade da Rosalina, deu lugar à 73ª Areninha de Fortaleza. Por meio da urbanização e da requalificação de campos de futebol em áreas vulneráveis do Município, novas oportunidades vêm surgindo diante das crianças e dos jovens fortalezenses. Na manhã desta terça-feira (29/12), o prefeito Roberto Cláudio esteve no local para a entrega oficial do equipamento. Em virtude das orientações sanitárias, a visita foi restrita para conter aglomerações e evitar a disseminação da Covid-19.

A iniciativa reúne esforços da Prefeitura e do Governo do Estado do Ceará por meio do Programa Juntos por Fortaleza. Para oferecer um ambiente seguro de lazer, convivência social e formação cidadã, diversas estruturas foram incorporadas e disponibilizadas ao acesso popular. Nessa perspectiva, a praça esportiva recém-inaugurada dispõe de gramado sintético, refletores, projeto paisagístico, mobiliários urbanos, academia ao ar livre e parque infantil.

Superior a R $1,3 milhão, o investimento direcionado à infraestrutura implantada será revertido em benefícios intersetoriais. A ocupação saudável do espaço, a reorganização comunitária e a formação de novos atletas destacam-se entre as repercussões esperadas.

“Além da Areninha, estamos entregando toda a urbanização do entorno. Aqui, as ruas eram todas de areia. Esse conjunto de transformações servirá ao lazer, ao esporte, à juventude, à economia local e, principalmente, à qualidade de vida comunitária. Tão importante quanto mudar realidades para melhor é zelar pelos equipamentos públicos. Esperamos que muitos jovens passem por aqui e garantam um futuro com mais oportunidades", declarou o prefeito.

Projeto Atleta Cidadão

Nas Areninhas, são implantados núcleos e projetos esportivos oriundos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel), em parceria com a Fetriece, como o Atleta Cidadão. A iniciativa oferece todo o material necessário à prática do futebol e contempla pessoas inclusas na faixa etária compreendida entre 8 e 29 anos.

As inscrições são realizadas mediante preenchimento de formulário e repasse de informações indispensáveis. Para fins de otimização, os horários das atividades são definidos de acordo com a demanda comunitária.

Hoje, 10 mil crianças são beneficiadas pela iniciativa, que já chegou a 155 núcleos por toda a Cidade.

Intervenções paralelas

Paralelamente, as imediações da região vêm sendo contempladas com diversas obras de drenagem, pavimentação e esgotamento sanitário. “Por meio do Proinfra, estamos conseguindo urbanizar vias da periferia. Isso garantirá mais saúde, mais facilidade aos deslocamentos e maior qualidade de vida a quem vive aqui. É preciso destacar a luta da comunidade, dos vereadores e dos líderes comunitários”, concluiu Roberto Cláudio.