quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Prefeito Roberto Cláudio participa de painel internacional da NACTO-GDCI sobre Segurança Viária

O prefeito Roberto Cláudio participou, nesta quarta-feira (09/12), de uma conferência internacional da iniciativa Guia Global de Desenho Urbano da NACTO (National Association of City Transportation Officials ou Associação Nacional de Agências Municipais de Trânsito, em tradução livre).

O evento, que destacou os cases de sucesso das Américas, também contou com a apresentação destaque da chefe do Gabinete de Segurança Viária da Secretaria de Mobilidade de Bogotá, Claudia Díaz, representando a prefeita da capital colombiana, Claudia López.

O prefeito apresentou os projetos que impactaram positivamente os índices de segurança viária e as melhorias na mobilidade urbana de Fortaleza, com destaque para a redução em 50,3% das mortes no trânsito. Em 2010, os índices marcavam 14,9 mortes para cada 100 mil habitantes. Já em 2020, este número diminuiu para 7,4, passando da 6ª para a 16ª causa de morte na cidade.

Com menção para as ações do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), desde a implementação de faixas exclusivas de ônibus, aumento da malha cicloviária, criação do Bilhete Único, instalação de programas de bicicletas compartilhadas e disponibilização do aplicativo Meu ônibus, dentre diversas outras iniciativas, a mobilidade urbana sustentável em Fortaleza se apoia em equidade para uma divisão mais justa do espaço das ruas, modais sustentáveis e prevenção de acidentes.

Além da diminuição dos óbitos, os resultados refletem também nas admissões hospitalares, que chegaram a reduzir em até 37% a quantidade de pacientes feridos por acidentes de trânsito. 

Roberto Cláudio explicou que de início as mudanças pareciam drásticas, mas foi preciso assumir o risco político e liderar o processo. “Dessa forma, começamos a implementar projetos que priorizavam os usuários mais vulneráveis, contando, principalmente, com engajamento político, expertise técnica do nosso time, suporte internacional e engajamento midiático.

A combinação entre o alto nível de capacidade e a motivação da equipe envolvida na elaboração e implantação dos projetos garantiu o sucesso das intervenções realizadas. “Além disso, a transparência dos dados e as relações do nosso grupo de comunicação nos ajudou a desenvolver uma boa relação com a imprensa, possibilitando a construção do tema da mobilidade urbana”, completou.


Fortaleza faz parte, ainda, de uma rede global de segurança viária, que inclui grandes instituições como a Bloomberg Philanthropies, Organização Mundial da Saúde, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Global Rural Safety Facility, entre outras.

Para o Prefeito, o maior resultado dessas ações foi a mudança de paradigma sobre a atitude da população em relação a políticas de mobilidade sustentável. “Em relação a qualquer mudança, as pessoas ficam céticas. É preciso convencer as pessoas sobre as estratégias, e para isso, usamos uma boa comunicação. Queremos acreditar que estamos nos transformando em uma cidade pronta para as pessoas”,.