terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Prefeito Roberto Cláudio entrega Rua dos Tabajaras e Estoril requalificados

O prefeito Roberto Cláudio entregou, nesta segunda-feira (28), as obras de revitalização da Rua dos Tabajaras e do prédio do Estoril.

Localizados na Praia de Iracema, na (Regional II), a via e o prédio são considerados patrimônios históricos e afetivos de Fortaleza, além de ícones da boemia da cidade.

A Rua dos Tabajaras recebeu um novo sistema de drenagem e uma requalificação que garante uma melhor a circulação de pedestres, com maior segurança e acessibilidade nos passeios. 

Além disso, as obras contemplaram a troca de todo o pavimento da via com piso intertravado, novas calçadas, iluminação e mobiliários urbanos como bancos, lixeiras, mesas com cadeiras e estações do programa Bicicletar. O  investimento total foi de R$ 4,2 milhões.

Já o prédio do Estoril recebeu restauro, com  reforma da fachada, substituição de janelas, reforma do telhado, substituição de piso, além de reforço na impermeabilização das varandas, substituição do forro e construção de uma nova escada em alvenaria com cobertura em vidro e aço.

Com área de 1.776 mil m², o equipamento abriga, atualmente, a sede da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor) e a Galeria Mario Baratta e recebeu adequações de acessibilidade em todo o piso, com sinalização tátil e instalação de plataforma elevatória. 

Na área externa também foi feita aplicação de revestimento em pintura acrílica, inclusão de mobiliários urbanos e um novo projeto paisagístico e luminotécnico. Foram investidos cerca de R$ 983 mil.

O prefeito Roberto Cláudio destacou que “a Praia de Iracema é um espaço de identidade cultural do fortalezense, um dos locais mais vivos da economia criativa e que agrega moradores e empreendedores, além de possuir referências históricas da Cidade.  Queremos estimular o adensamento e o uso misto desse espaço para que as pessoas possam montar negócios e viver aqui, transformando num espaço de lazer, diversão e também de moradia. Após a pandemia e a retomada da vida normal, este espaço valorizará a diversidade do uso dos espaços da cidade de forma qualificada”, afirmou.

Em relação às obras da Rua dos Tabajaras, a secretária de Infraestrutura de Fortaleza, Manuela Nogueira, ressalta que as mudanças foram realizadas de forma macro, trazendo um novo desenho urbano ao local. “O pedestre passa a ser prioridade e os carros continuam passando, mas em baixa velocidade. A ideia é que essa área vire um grande calçadão, onde bares, galerias de arte, escritórios e moradias tragam mais vida para o coração da nossa Praia de Iracema”.