domingo, 6 de dezembro de 2020

Por que Evandro Leitão irá presidir a Assembléia Legislativa?

O ano era 2019, novo governo do reeleito governador Camilo Santana. Numa noite agitada, ocorreu uma reunião entre Camilo, Cid, Ciro e Roberto Cláudio. Evandro Leitão, estava escolhido para presidir o parlamento estadual. Ocorreu a mudança de rota, entrando o nome do deputado Sarto. A manobra tinha um olhar no futuro: a sucessão na Prefeitura de Fortaleza. 

Sarto, entre os deputados do PDT, seria o mais fácil de eleger em 2020. Era necessária a projeção. Evandro Leitão já sabia que seria o presidente e aceitou abrir mão de presidir à Assembleia em nome do projeto. Leitão unia a todos. Foi para a 1ª Secretaria, nunca cobrou nada, ficou em silêncio.

Na última quinta-feira, em encontro dos lideres do PDT com o governador Camilo Santana, uma rápida viagem ao passado  colocou o nome de Evandro Leitão na mesa da sucessão de Sarto. O próprio Sarto fez questão de registrar o episódio. 

Evandro Leitão se tornou um amigo do governador Camilo Santana, e muito seu nome agrada ao grupo que ostenta a liderança na política do Ceará. 

Cabe ao deputado articular sua escolha. Foi a missão que recebeu para esta semana. Está conversando com todos os deputados. A batida do martelo acontece até a próxima sexta-feira.