domingo, 13 de dezembro de 2020

Nova edição do livro Indicadores Econômicos do Ceará é publicada pelo Ipece

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), acaba de publicar, por intermédio da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), a oitava edição do livro Indicadores Econômicos do Ceará 2020. A obra, com um total de 96 páginas, aborda o desempenho da economia cearense entre os anos de 2015 a 2018, ampliando o leque de produtos e a disponibilidade de informações oferecidas à sociedade pelo Instituto. Inclusive, o trabalho faz uma análise do período de entrada na crise e a retomada do crescimento econômico. Como na edição anterior, o livro traz uma avaliação de indicadores selecionados para os grandes setores econômicos, Agricultura, Indústria e Serviços, além de análises sobre as contas regionais, o mercado de trabalho, o comércio exterior e a situação fiscal do estado do Ceará.

O diretor Geral do Ipece, professor João Mário Santos de França, o livro Indicadores Econômicos do Ceará permite uma avaliação de curto e médio prazo para a economia cearense a partir dos indicadores selecionados. Análises detalhadas são realizadas para cada um dos setores e áreas abordadas. “Com mais esta obra, dedicada à sociedade cearense, o Ipece cumpre sua missão contribuindo para uma correta leitura da realidade estadual e para um melhor conhecimento dos avanços conquistados nos últimos anos e dos obstáculos que ainda desafiam o Ceará em sua trajetória de desenvolvimento” – afirma João Mário. A obra já pode ser totalmente acessada no sítio do Instituto.

A publicação traz Análises detalhadas para cada um dos setores e áreas abordadas, respeitando a seguinte ordem: Panorama Econômico Nacional, Contas Regionais, Agronegócio, Indústria de Transformação, Estrutura Produtiva do Setor de Serviços, Estrutura Produtiva da Atividade de Comércio, Comércio Exterior, Mercado de Trabalho e Situação Fiscal do Estado do Ceará. O livro tem como autores Rogério Barbosa Soares, que aborda Panorama Econômico Nacional: Nicolino Trompieri Neto (Contas Regionais); Ana Cristina Lima Maia (Agronegócio e Comércio Exterior); Witalo de Lima Paiva (Indústria de Transformação); Daniel Cirilo Suliano (Estrutura Produtiva do Setor de Serviços e Mercado de Trabalho); Alexsandre Lira Cavalcante (Estrutura Produtiva do Setor de Comércio), e Paulo Araújo Pontes (Situação Fiscal do Ceará).

Os dados utilizados no livro são, em sua maior parte, originários de fontes oficiais, tais como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (ME), Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ-CE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), dentre outras.