sábado, 5 de dezembro de 2020

Fortaleza: alerta geral para Covid 19

Fortaleza entrou em nível alto de alerta para incidência de casos de covid-19. São 124,8 novos casos para cada 100 mil habitantes da Capital ao dia. Os dados constam na plataforma IntegraSus, em relatório liberado no final da manhã desta sexta-feira (4).

Os dados compreendem as semanas 47 e 48 (15 a 28 de novembro). Fortaleza entrou no penúltimo estágio de alerta de um total de 4. São eles: (1) “novo normal”, (2) “moderado”, (3) “alto” e (4) “altíssimo”.

Já a letalidade do novo coronavírus está em 1,3%, dentro do grau de risco “moderado”. A partir de 2% o risco passa a ser alto.

Na contra-mão desse viés de alta, os registros de internações apresentam pequena queda, ficando estável em 11,5. O percentual de ocupação dos leitos por covid-19 é de 68,4%.

A má notícia vem nos testes do tipo RT-PCR que apresentou alta na positividade de 19,6%. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) afirma que há viés de alta nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), no que diz respeito a casos confirmados e óbitos. A pasta diz que a alta é por conta de confirmação tardia de casos mais antigos.

Para a pasta, o momento não é desesperador, mas é o ideal para aumentar a prevenção. “Esses dados mostram pra gente que é um momento em que precisamos principalmente evitar aglomerações, fazer uso de máscara e usar da etiqueta respiratória. A gente precisa se proteger e proteger os mais vulneráveis”, finaliza.