quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Exposição flutuante Aquavelas abre a décima edição do Encontro Sesc Povos do Mar

Obras de arte pintadas em velas de jangadas poderão ser vistas na orla de Fortaleza na manhã do dia 6 de dezembro, em uma grande celebração ao Ceará. Neste dia, será iniciada a edição comemorativa de 10 anos do Encontro Sesc Povos do Mar, uma rede comunitária que celebra a cultura e modos de vida existentes de comunidades costeiras do Estado.

Dez artistas plásticos foram convidados para participar da Exposição AquaVelas, que homenageará povos e comunidades  litorâneas do Ceará. A partir de referências pessoais, eles buscaram trazer para as telas elementos que representam jangadeiros, pescadores, rendeiras, paisagens, texturas, cores, luzes e sensações despertadas pela relação dos cearenses com seus territórios.

Os artistas Júlio Silveira, Vando Farias participam do Povos do Mar desde os primeiros anos e formaram, junto a  Zé Tarcísio, Edmar Gonçalves, Mano Alencar, Almeida Luz, Bia Soares, Efigênia Coelho, Totonho Laprovitera e Andréa Dall’Olio, o coletivo da Aquavelas.

“Estamos sempre enxergando as redes que nos permeiam e acompanham nossas existências. Existem artistas que acompanham o Povos do Mar desde o primeiro ano, como o Júlio Silveira, que vem há dez anos trabalhando as fibras, a pintura e as artes plásticas”. Vando Farias foi a pessoa que apresentou ao Sesc representantes comunitários de Guajiru (Trairi) e, a partir de então, diversas lideranças daquele território integram o projeto e compartilham saberes e fazeres dentro desta grande rede de compartilhamento de experiências comunitárias, registra Paulo Leitão, consultor do Sesc, que integra a equipe de organização do projeto.

O resultado do AquaVelas será exibido na regata de abertura do 10º Encontro Povos do Mar. No dia 6 de dezembro, das 8h30 às 11h, as velas estarão expostas na Enseada do Mucuripe (próximo ao Mercado dos Peixes) para apreciação do público. Em seguida, as jangadas passeiam pela orla de Fortaleza, podendo ser vistas a cerca de 200 metros da margem, navegando em direção ao Rio Ceará, onde encerram o trajeto por volta das 13h.

Websérie 

Todo o processo de preparação dos artistas para o projeto Aquavelas, bem como suas trajetórias e a relação com o mar foi registrado em uma série de vídeos que serão exibidos durante a programação dos 10 anos Encontro Sesc Povos do Mar. A websérie será transmitida pelo canal do Sesc Ceará no YouTube. 

Sobre o Povos do Mar

Há dez anos, a Rede Sesc Povos do Mar foi fundada com a participação de três grupos específicos: os moradores do entorno do Sesc Iparana Hotel Ecológico, pessoas conhecedoras da fitoterapia popular, que ensinaram a produção de lambedores, do óleo de coco, infusões com raízes, colorau, entre outros produtos naturais. Também faziam parte os  grupos da dança do Coco no Pecém e Iguape, pioneiros de uma rede específica no Povos do Mar da qual participam hoje 15 coletivos. Além destes, os barqueiros estavam presentes marcando a relevância histórica da região da Barra do Ceará.

Atualmente, mais de duzentas das comunidades litorâneas de 25 municípios integram a rede, composta por cinco eixos: Meio Ambiente e Sustentabilidade; Cantos, Danças e Brincadeiras; Dragões do Mar, Feito à Mão e Saberes, Sabores e Saúde. São rendeiras, jangadeiros, barqueiros, marisqueiras, canoeiros, pescadores, mestres da cultura, brincantes de maracatus, reisados, mestres do Teatro de Bonecos que compartilham seus saberes e experiências. Neste ano a programação será transmitida pelas redes sociais e canal do Sesc Ceará no Youtube de 6 a 11 de dezembro.