terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Estado do Ceará analisou mais de 200 mil exames para diagnóstico de Covid-19 durante a pandemia

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), ligado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), já realizou mais de 200 mil testes da Covid-19 durante esta pandemia.

A unidade tem capacidade para realizar, em média, dois mil exames RT-PCR ou de biologia molecular por dia e o resultado dos testes sai em até cinco dias, podendo ser acessado pelo site Saúde Digital.

O teste pode ser realizado tanto nos Centros de Testagem de Fortaleza e Maracanaú, como nos drive-thru montados no Hospital Geral de Fortaleza e no Shopping RioMar Kennedy.

A diferença fica nos protocolos de atendimento diferenciados. Nos centros de testagem, qualquer pessoa, mesmo sem sintomas, pode ser testada, de segunda a sexta-feira, entre 8 da manhã às quatro horas. A capacidade é de 200 testes por dia.

Já os drive-thru precisam de agendamento prévio pelo Saúde Digital ou pelo Ceará APP, aplicativo do Governo do Ceará. O público são pessoas entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas (leves a moderados) de coronavírus. Funciona de segunda a sexta-feira, entre 8 da manhã e 6 horas da tarde.

A diretora do Lacen, Liana Perdigão, explica o importante papel que o laboratório desempenha em prol da saúde do estado, principalmente no tocante à pandemia da Covid-19.