quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Camilo Santana alerta: decreto de Natal e Ano Novo é orientação para manter famílias distantes da contaminação pelo coronavírus

O governador Camilo Santana é o cearense que mais  compreende a dor das famílias que perderam seus entes queridos. Ele não só testemunhou, mas conversou com muitos que perderam pessoas amadas. O governador ofereceu o ombro, não de forma presencial, mas remotamente, respondendo a apelos para despedida dos mortos. Muitos queriam oferecer um beijo, um adeus. Outros, simplesmente vestir seus pais, mães e irmãos. Sensível, o governador respondeu a todos, mesmo pagando o preço do desgaste, mas sendo sincero, ao informar que os protocolos não permitiam e reconhecendo o momento de dor. Ao final do ponto alto da pandemia, Camilo foi compreendido por todos. O número elevado de mortos foi o sinal claro da sua sinceridade. A travessia até dezembro não foi fácil. Incompreensões, fake news, as maldades e o descaso com a doença foram enfrentados, no dia a dia. Camilo foi forçado a gastar tempo, desqualificando e respondendo mentiras, que atribui aos pequenos movimentos oposicionistas e gente que pensa estar livre de todas as doenças e testemunharam, logo após as críticas, parentes morrerem por causa do coronavírus. As barreiras continuam sendo superadas. 

Na noite de domingo, sob reflexão, o governador respondeu ao mais duro ataque que sofreu ao ser acusado de destruir o Natal e as festas de Ano Novo dos cearenses. Em texto emocionado, saindo do protocolo do cargo que ocupa, e com o sentimento de filho e pai escreveu: “O decreto orientando a população sobre as festas de fim de ano não significa que a polícia irá invadir a casa de ninguém, jamais faria isso, acsociedade é protegida pelo meu governo e a constituição”. Segundo o governador, a orientação é para evitar aglomeração, ter um final de ano feliz, distante do coronavírus, que oferece dor e sofrimento aos pacientes e à família. No mesmo texto, lamenta a postura dos criminosos que promovem Fake News. 

O Dr. Cabeto, secretário de Saúde do Ceará, líder do grupo científico que orienta o governador, abona as medidas. “Temos jovens médicos nas UTIs, temos empresários, políticos e gente rica e simples entubados, por não cumprir protocolos simples, como usar máscaras e evitar aglomerações. A mensagem para o Natal é uma forma de conscientização, de alerta”.  

O secretário de Saúde que é uteísta e cardiologista, conhece, na intimidade, a difícil situação de um paciente com Covid 19. “Todos os dias, passo nas UTIs, sinto a força de vontade dos pacientes em superar a doença e sofro com os que estão em coma”, explica.

Olhando para o cenário nacional, sem precisar ter um radar muito amplo, é fácil sentir a dificuldade para os governos estaduais e municipais penetrarem no Ministério da Saúde e convencer o general Pazuello a partir para o propósito de comprar a vacina que irá imunizar os brasileiros. O presidente Bolsonaro diz que “não se justifica a pressa”. É de tristeza o sentimento dos que buscam a vacina nos gabinetes de Brasília. 


Para o governador Camilo Santana, é importante um Natal com número menor de pessoas juntas, hoje, para se ter um grande Natal em família e com muitos convidados em 2021. “Eu prometo a vacina para todos, a proteção necessária para voltarmos a viver com tranquilidade”, apela Camilo, em momento decisivo. “A vacina chega em janeiro. Falta pouco! Feliz Natal!”