sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Tianguá torna-se referência no retorno às aulas no Ceará

O Governo do Estado do Ceará, por meio do decreto 33.783 de 25 de outubro de 2020, autorizou o retorno de parte das atividades escolares. A autorização está baseada em estudos científicos e epidemiológicos e nos dados da pandemia em cada região.

O decreto libera o retorno às atividades presenciais de 50% dos alunos da educação infantil, 35% dos alunos do 1° e 2° ano do ensino fundamental I, 35% do 9° ano do Fundamental II, 35% do Ensino Médio além da Educação de Jovens e Adultos da Região de Saúde Norte, onde está incluído a cidade de Tianguá.

O Colégio IET, escolar particular localizada na cidade de Tianguá, distante 318 km de Fortaleza, após pesquisa realizada com sua comunidade escolar, observou que cerca de 70% dos pais e alunos queriam retornar as suas atividades escolares de forma presencial. Diante desses dados, O IET deu a sua comunidade escolar o princípio básico da democracia, O DIREITO DE ESCOLHA, e reabriu suas portas no dia 03 de novembro, cumprindo todas as determinações sanitárias dos órgãos competentes, o que agradou pais e alunos.

Segundo a direção da escola, que foi a primeira a ofertar a modalidade de aulas virtualizadas em toda a região, a preparação para a retomada das aulas presenciais vem sendo planejada desde julho, quando foi elaborado o Plano de Retomada Pedagógica e o Plano de Retomada Sanitária, ambos entregues nas Secretarias Municipais de Saúde e Educação e no Ministério Público. 

Dentre as medidas previstas no plano de retomada, estava a realização de uma pesquisa entre os pais de alunos para saber se os mesmos queriam optar pelas aulas presenciais ou remotas. 

A experiência da escola tornou-se referência na região, fazendo com que várias escolas de outros municípios fossem conhecer esse case de sucesso, fazendo o município de Tianguá se destacar e orgulhar pais e alunos da cidade.