segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Tempos de baixaria

 

A campanha eleitoral é o encontro do candidato com o eleitor. Tempo para se apresentar, informar o histórico de vida e abrir um caminho para conquistar o voto. 

Na virada de chave, quando o candidato deixa a zona de conforto para conquistar votos e sonhar com um mandato, tem um percurso a ser cumprido. É o momento em que surgem os primeiros desafios. A ideia de vencer está como meta de outros concorrentes. O interesse na vitória obriga o embate com adversários, a campanha sai da formal apresentação para a disputa pulsante, viva. Cabe tudo, mas deveria ser apenas a hora verdade.

A campanha municipal de 2020 tem elementos novos que prejudicam os candidatos. Um deles é a pandemia de coronavírus. A abordagem ao eleitor ficou complicada, as pessoas não querem, não aceitam o aperto de mão ou qualquer contato que possa gerar a transmissão do Covid 19. A criatividade entra em cena, mas tem seus limites. Na periferia e no sertão, onde o eleitor é mais  acessível e se envolve nas campanhas, os candidatos criaram símbolos. Muitos são tratados como animais no jogo do bicho. Tem urso, coelho, jacaré, peru. 

Mas, qual o melhor caminho para se chegar ao eleitor? O mais prático foi bombardeá-lo pelo Facebook, Instagram e grupos de WhatsApp. Às redes sociais são a fonte para debates, divulgações e, principalmente, lançamento de mentiras e desqualificação de candidatos.

A temporada de baixaria inicia, agora, na reta final da campanha. Estamos a 13 dias da eleição. O vale-tudo salta aos olhos. Todos os candidatos serão envolvidos nas mais criativas mentiras produzidas por agentes do mal, os fabricantes das chamadas fake news. 

A Justiça Eleitoral montou um grande aparato para impedir a enchurrada de mentiras, ofensas e notícias falsas. O sistema não funcionou. O juiz é que está resolvendo as brigas nas redes sociais, com decisões rápidas e cobrando imediato cumprimento. 

Não se pode esperar muito dessa campanha, do ponto de vista de propagação de propostas, por ter sido curta, com pandemia e pouco conteúdo . A internet, o veículo mais usado, mas com teor centrado em mentiras , e a propaganda gratuita oficial, no rádio e na televisão, estão sendo o elo entre o eleitor e os candidatos. É bom procurar saber direitinho quem é quem. Preparar sua pesca, para votar com patriotismo, respeito e amor à sua, escolhendo quem realmente possa lhe representar como prefeito e vereador.