terça-feira, 10 de novembro de 2020

Roberto Cláudio e Camilo Santana entregam requalificações urbanas na comunidade Jardim Glória

O prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana inauguraram, na manhã desta terça-feira (10/11), as obras de urbanização e saneamento de ruas da Comunidade Jardim Glória, localizada no bairro Cajazeiras.

A ação faz parte do programa Juntos por Fortaleza, parceria entre Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado do Ceará e que tem como objetivo otimizar os investimentos públicos dos dois níveis de governo, para promover uma vida mais digna à população da Capital.

O prefeito Roberto Claudio destacou a importância das obras realizadas no Jardim Glória, dizendo que na área milhares de pessoas viviam em uma situação de baixíssima qualidade de vida. “Nessa parceria, disponibilizamos rede de saneamento, esgoto e drenagem. Além disso, implantamos piso intertravado, calçadas que antes não existiam, iluminação pública branca, além de toda uma nova urbanização”, declarou o prefeito, enfatizando que o objetivo das boas políticas públicas é fazer mais e melhor para os cidadãos.

O prefeito Roberto Cláudio aproveitou, ainda, para reforçar um outro compromisso com os moradores. “Sabemos que saneamento e urbanização desta natureza trazem mais qualidade de vida e saúde à população.

Estamos muito felizes por termos cumprido esse compromisso com o Jardim Glória e, agora, estamos dando um segundo passo que é garantir o papel da casa desses moradores”, completou o prefeito ao citar o programa de regularização fundiária que já vem sendo realizado pela Prefeitura de Fortaleza em outros bairros da Capital.

As obras entregues hoje foram responsáveis pela transformação de 21 ruas da comunidade e fazem parte do Proinfra (Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza). As ruas foram beneficiadas com sistema de drenagem, esgotamento sanitário, calçadas e cerca de 16 mil m² de pavimentação em piso intertravado.

Já o governador Camilo Santana destacou o sentimento de felicidade em participar de um momento tão valoroso para os moradores do Jardim Glória. “Essas ruas estão com o mesmo piso intertravado que é utilizado na Avenida Beira-mar, com drenagem, esgotamento sanitário, iluminação. Isso é dar dignidade a vida das pessoas. O Programa Juntos por Fortaleza tem esse objetivo. Trabalhar unidos, focados, priorizando recursos nas áreas que mais precisam. É isso que essa parceria tem feito: melhorado a vida das pessoas de Fortaleza”, finalizou Camilo Santana.

Para a moradora Lívia Maria da Silva, de 21 anos, grávida de 7 meses e que mora em uma das ruas contempladas, “antes estava um destroço. Só buraco e lama pura. Chovia e ninguém conseguia passar nessa rua. Agora, está maravilhoso. Quando chove, a água desce pro esgoto”, declarou a futura mãe que disse ainda que agora vai poder andar tranquilamente nas ruas, usando o carrinho do bebê, além de poder ver o filho brincar à noite na calçada.

Com investimento de R$ 14,7 milhões, os serviços tiveram início em agosto de 2019 e possibilitaram uma melhor qualidade de vida com infraestrutura adequada para os que mais precisam e mais mobilidade para os moradores da comunidade. Com a conclusão dos serviços, a população conta agora com ruas urbanizadas, nova iluminação e calçadas, gerando mais bem-estar, lazer para as crianças, além de mais segurança e acessibilidade a todos.

Proinfra

Com investimento de US$ 150 milhões, as obras do Proinfra foram iniciadas em agosto de 2019 pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e contemplam, aproximadamente, 30 bairros da Capital.

As comunidades contempladas com o programa estão recebendo obras de acessibilidade e melhores condições sanitárias com a urbanização de 950 vias em diversos pontos da cidade.

O programa já teve obras iniciadas em outros bairros da Capital, como Mondubim, Canindezinho, Granja Lisboa, Ancuri, Jangurussu e São Bento.

Para além das obras de drenagem e infraestrutura, o programa, também, prevê a construção de novos equipamentos de Educação, como Escolas de Tempo Integral (ETI), Centros de Educação Infantil (CEI) e Núcleos de Formação Esportiva, com a instalação de novas Areninhas e o projeto Escola Areninha.