domingo, 29 de novembro de 2020

Ressonância magnética do IJF 2 começa a ser instalada neste domingo

O IJF 2, prédio anexo ao Instituto Doutor José Frota (IJF), recebeu, neste domingo (29), a primeira Ressonância Magnética da rede pública municipal.

O equipamento é de grande importância para o diagnóstico clínico por exames de imagem e, além de atender os pacientes do maior hospital do Ceará, também acolherá os usuários do sistema de saúde da Prefeitura de Fortaleza. 

A previsão é de que o equipamento entre em operação nos próximos 45 dias, após a complementação da montagem, calibragem e testes necessários para o seu perfeito funcionamento.

Para o transbordo das peças, que pesam cerca de cinco toneladas, foi necessária a instalação de um guindaste na Rua Barão do Rio Branco e, por conta disso, o trânsito de veículos no trecho entre a Rua Antônio Pompeu e a Avenida Domingos Olímpio foi parcialmente bloqueado. 

O acesso à Emergência e o atendimento aos pacientes seguiram funcionando normalmente.

Novo IJF 2

A expansão das áreas de atendimento e modernização do parque tecnológico do IJF fazem parte do Programa Juntos por Fortaleza, uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, que só no hospital soma R$ 74 milhões em investimentos. No último mês de setembro foram concluídas as obras do Novo IJF 2, com a abertura do quinto e último pavimento do prédio, inaugurando 30 novos leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), ampliando de 33 para 63 o número de vagas.

Em funcionamento gradativo desde 2018, o Novo IJF 2 conta com um total de 13.237m² de área construída, o que permitiu a criação de 203 novos leitos, que, somados aos 461 do prédio principal, totalizam 664 leitos, transformando o Instituto Doutor José Frota no maior complexo hospitalar do Ceará e um dos maiores do País em capacidade de acolhimento. 

O novo Centro Cirúrgico, em funcionamento desde o mês de fevereiro deste ano, ampliou de 11 para 20 o número de salas para procedimentos, possibilitando a realização de 1.700 cirurgias por mês. O o prédio do IJF2 é interligado por passarelas e também conta com estacionamentos e praça de convivência.

Instituto Doutor José Frota (IJF)

O Instituto Doutor José Frota (IJF), primeiro pronto socorro da Prefeitura de Fortaleza, instituído em 1936 como Assistência Municipal, é referência no socorro às vítimas de traumas de alta complexidade, lesões vasculares graves, intoxicações agudas, queimaduras e ingestão ou aspiração de objetos estranhos. Todos os meses, a Emergência do hospital acolhe aproximadamente seis mil novos pacientes, vítimas principalmente de quedas, ocorrências de trânsito, queimaduras por líquidos quentes, acidentes com animais peçonhentos e engasgo. Além de contar com um renomado quadro de funcionários, com mais de vinte especialidades médicas em plantão 24 horas, o IJF também é um hospital escola, responsável pela formação de profissionais em diversas áreas da saúde, como medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, serviço social e odontologia. Instituto Doutor José Frota (IJF).

O Instituto Doutor José Frota (IJF), primeiro pronto socorro da Prefeitura de Fortaleza, instituído em 1936 como Assistência Municipal, é referência no socorro às vítimas de traumas de alta complexidade, lesões vasculares graves, intoxicações agudas, queimaduras e ingestão ou aspiração de objetos estranhos. Todos os meses, a Emergência do hospital acolhe aproximadamente seis mil novos pacientes, vítimas principalmente de quedas, ocorrências de trânsito, queimaduras por líquidos quentes, acidentes com animais peçonhentos e engasgo. Além de contar com um renomado quadro de funcionários, com mais de vinte especialidades médicas em plantão 24 horas, o IJF também é um hospital escola, responsável pela formação de profissionais em diversas áreas da saúde, como medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, serviço social e odontologia.