domingo, 22 de novembro de 2020

Prefeito eleito por sete votos no interior de SP é o mais jovem do país, aponta TSE

Um voto faz diferença e a prova está em municípios do interior de São Paulo que tiveram prefeitos eleitos em disputas acirradas. Em Conchas, o jovem Julio Tomazela Neto, de 21 anos, conseguiu ser eleito prefeito por apenas sete votos e é considerado o mais novo da história da cidade a ocupar o cargo.

Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicaram que Julinho Tomazela (PSDB) recebeu 3.335 dos votos válidos, que representa 37,54%, e derrotou Balu (MDB), que ficou em segundo lugar com 3.328 votos (37,46%).

"Na hora da apuração o coração estava a mil. Eu achava que a disputa seria apertada, mas não imaginei que seria tanto", disse Julio, que está entre os mais novos prefeitos eleitos no país.

Ao G1, Julio contou que sempre gostou de política, mas a vontade de participar ativamente surgiu ao começar a cursar direito.

"Foi aí que comecei a me interessar de forma mais direta pela vida pública. Eu tinha a pretensão de me candidatar como vereador, mas ao longo do tempo eu amadureci a ideia e montei um trabalho para concorrer à prefeitura mesmo. O destino colaborou, as coisas foram acontecendo e encaminharam."

Segundo Julio, quando se candidatou à prefeitura, alguns moradores chegaram a afirmar que, por causa da pouca idade, ele não conseguiria se eleger na cidade, que tem cerca de 18 mil habitantes.

"O pessoal parabenizava pela atitude, mas dizia que não seria dessa vez. Até que em um dado momento o pessoal começou a abraçar a candidatura, ocorreu a ascensão até chegar a este resultado."

O vice-prefeito é de Julio é Nilson Merlin (PSDB), que tem 64 anos e é engenheiro.

A eleição em Conchas teve 31,06% de abstenção, 2,53% votos brancos e 2,83% votos nulos.