sábado, 28 de novembro de 2020

Exército colocará 1.200 homens nas ruas de Fortaleza e Caucaia para garantir eleição


No início da tarde desta sexta-feira (27), foi divulgado que a 10ª Região Militar deliberou a presença de tropas federais no segundo turno das eleições no Ceará, que acontecem em Fortaleza e Caucaia, no próximo domingo (29).

Ao todo, serão empregados um efetivo de cerca de 1.200 militares, atendendo ao todo 20 zonas eleitorais nos dois municípios.

Após a autorização do presidente da República sobre o emprego das Forças Armadas na Garantia da Votação e Apuração (GVA) no pleito eleitoral de 2020, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a presença de tropas federais no 2º turno em ambos os municípios. A solicitação foi aprovada pelo TSE na última terça-feira (24).

A missão da Força Terrestre é contribuir para que a votação e a apuração ocorram dentro da normalidade institucional. A operação de GVA ocorre por meio de uma ação integrada com a Justiça Eleitoral, Órgãos de Segurança Pública (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar), Polícia Federal, Ministério Público e Polícia Rodoviária Federal.