terça-feira, 3 de novembro de 2020

Eleição nos EUA: Bolsonaro cita suspeita de fraude e riscos ao Brasil


O presidente Jair Bolsonaro afirmou, em mensagem nas redes sociais, que "há sempre uma forte suspeita da ingerência de outras potências" na eleição nos Estados Unidos. Os americanos vão às urnas hoje para escolher entre a reeleição de Donald Trump e a vitória do democrata Joe Biden. Aliado de Bolsonaro, Trump tem dado declarações de que, caso seja derrotado, pretende questionar o resultado na Justiça e reclamar de supostas fraudes no sistema eleitoral do país.

Trump conta com a simpatia e a torcida do presidente brasileiro. Bolsonaro já disse que viajará aos Estados Unidos para acompanhar a cerimônia de posse caso o aliado seja vencedor no pleito.As pesquisas, porém, mostram favoritismo do democrata Biden. Em sua publicação nas redes, Bolsonaro não fez uma menção clara às suspeitas levantadas por Trump, mas disse que "é inegável que as eleições norte-americanas despertam interesses globais, em especial, por influir na geopolítica e na projeção de poder mundiais". "Até por isso, no campo das informações, há sempre uma forte suspeita da ingerência de outras potências no resultado final das urnas", completou ele na mensagem postada, hoje, no Facebook.

Bolsonaro, também, apresentou uma visão geopolítica da disputa entre Trump e Biden e elencou um dos pontos que ele considera que podem trazer riscos ao Brasil. O governante disse temer que o resultado tenha impacto sobre questões como a Amazônia e até as eleições presidenciais de 2022 —ano em que ele tentará a reeleição. "No Brasil, em especial pelo seu potencial agropecuário, poderemos sofrer uma decisiva interferência externa, na busca, desde já, de uma política interna simpática a essas potências, visando às eleições de 2022", completou.