quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Sarto firma compromisso com a proteção animal: "Tem novidades por aí"

O candidato do PDT à Prefeitura de Fortaleza, José Sarto, participou na noite desta quinta-feira (8), por videoconferência, de encontro temático sobre proteção animal para elaboração de seu Plano de Governo. Ele destacou ações realizadas pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT), afirmou que tem compromisso com a área e que vem trabalhando para apresentar propostas à população. “Temos várias ideias fervilhando. Não vou falar ainda, mas tem surpresa boa!”, garantiu, acrescentando que mais qualidade e maior capacidade de atendimento estão na pauta.

Sarto destacou que a luta pela proteção animal vem de casa. “Eu tenho aqui em casa três, comigo, quatro defensores, que são verdadeiros gigantes nessa área. Todos nós somos defensores da causa animal, assim como vocês”, disse. Ele ressaltou os avanços alcançados com o prefeito Roberto Cláudio, mas também a importância da colaboração de quem milita nessa área para a elaboração de propostas que possam avançar ainda mais.

Entre as conquistas, Sarto destacou a criação da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa) em 2017 e o trabalho realizado com o Vetmóvel, equipamento itinerante que, desde 2018, já fez mais de 62.000 atendimentos a cães e gatos em Fortaleza, incluindo consultas, vacinas, exames, castrações, implantes de microchips (registro animal), além de ações educativas e rodas de conversa. As ações beneficiam especialmente tutores de baixa renda.

“O avanço na estrutura de uma coordenadoria de proteção animal é importantíssimo para a política pública. O Vetmóvel e, agora, daqui a alguns dias, vamos receber da Prefeitura uma clínica veterinária pública que, na verdade, é um verdadeiro hospital, que vai atender com consultório, centro cirúrgico, com ambulatório e instalações de primeira qualidade. Tudo isso vai garantir avanços na proteção animal em Fortaleza”, comemorou.

O encontro temático foi realizado no Comitê Central no Cocó, teve a participação do candidato a vice-prefeito Élcio Batista (PSB) e de lideranças que militam no setor, e foi conduzido pelo coordenador do Plano de Governo de Sarto, Samuel Dias (PDT).

Ao destacar as ações do prefeito Roberto Cláudio, Élcio afirmou que Sarto representa a continuidade do trabalho que está sendo feito e também a inovação que será necessária para garantir ainda mais avanços nos próximos anos. Para ele, é fundamental ampliar as ações de proteção aos animais. “Sarto significa a renovação da esperança na nossa Cidade e um plano de governo em que a causa animal estará presente para que a gente fortaleça essas políticas públicas”, ressaltou.

Encontros temáticos

Os encontros temáticos reúnem representantes de diferentes segmentos da sociedade civil para colher ideias e sugestões e construir de forma participativa o Plano de Governo de Sarto e Élcio para a Prefeitura de Fortaleza. Já houve discussões nas áreas de Juventude, Esportes, Turismo, Saúde e Educação. Além dos encontros temáticos, plataforma na página do Facebook de Sarto possibilita que a população interaja e envie sugestões ao Plano de Governo.