sábado, 24 de outubro de 2020

Roberto Cláudio inaugura primeira clínica veterinária popular em Fortaleza

O prefeito Roberto Cláudio inaugurou, neste sábado (24/10), a primeira Clínica Veterinária Popular de Fortaleza, localizada na Avenida da Saudade, esquina com a Avenida dos Paroaras, no bairro Passaré (Regional VI).

O equipamento faz parte do plano de ações programadas pela Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), e é vinculado à Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP).

Com investimento R$ 1,6 milhão, a clínica contempla consultório, ambulatório, enfermaria, farmácia, salas de preparo, assepsia, esterilização, centro cirúrgico, sala de recuperação e espera. 

O novo equipamento também oferece recepção, banheiros, área administrativa com arquivo, copa e depósito para material de limpeza, oferecendo os seguintes serviços: urgências, emergências, consultas clínicas, especialidades médicas (cardiologista, endocrinologista, dermatologista, oncologista, ortopedista e neurologista), cirurgias gerais (tecidos moles e ortopédicas) e de esterilização, além de exames de imagem (raio-x e ultrassom), exames laboratoriais, aplicação de medicamentos e soroterapia.

O prefeito Roberto Cláudio destacou que “com a clínica, o poder público assume o compromisso mais efetivo de garantir a proteção, acolhimento e o respeito aos animais da Capital. O equipamento foi feito com todo carinho, em nome dos animais da cidade de Fortaleza e da população em situação de vulnerabilidade, que mesmo com todas as dificuldades, cuida de seus animais, mas muitas vezes não possui condições financeiras para arcar com os custos veterinários. Com mais VetMóveis e agora com a Clínica, ampliamos os serviços e garantimos que eles passarão a ter esse direito também”, disse.

O local onde foi construída a Clínica Veterinária Popular passou por diversas intervenções estruturais, com a recuperação de alvenarias, implantação de revestimentos cerâmicos, piso podotátil, recuperação de toda a estrutura metálica e novas instalações elétricas e hidráulicas.

A Clínica será administrada com 16 especialidades veterinárias para atendimento e a expectativa é de que agenda a uma luta de muitos anos do movimento da proteção animal em geral na cidade de Fortaleza.

O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. 

A entrega das senhas de atendimento começa sempre às 8h, sendo 31 senhas diárias individuais ao todo para distribuição aos tutores com seus animais. Os atendimentos de emergência serão imediatos, sob avaliação, e o retorno será em até 30 dias após o último atendimento, sempre de 13h às 15h, com agendamento prévio.