sábado, 3 de outubro de 2020

Novo viaduto da Alberto Craveiro vai desafogar trânsito e facilitar acesso de turistas à rede hoteleira


O governador Camilo Santana junto com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, entregou na manhã deste sábado (3) as obras do novo viaduto da Avenida Alberto Craveiro, importante corredor de acesso para o Centro e região hoteleira da cidade. O complexo viário que recebeu o nome do empresário José Dias Macedo conta com alargamento das vias, sistema de drenagem, ciclovia, canteiro central, calçadas para pedestres, iluminação e está totalmente sinalizado.

A entrega de mais essa importante intervenção significa maior fluidez no trânsito, tanto para quem precisa passar a caminho do trabalho, escolas ou comércio, como para turistas que desembarcam na Capital cearense pelo aeroporto. “Essa é uma das principais vias, principalmente quando os turistas chegam em Fortaleza. Aqui resolve, também, um problema histórico de drenagem e desafoga o trânsito no viaduto que passa sobre a BR 116”, disse o governador Camilo Santana, lembrando dos problemas causados pelo alagamento na via em dias de chuva.

A inauguração do equipamento foi transmitida via redes sociais, respeitando os protocolos estabelecidos em virtude da pandemia de coronavírus. O local da gravação foi uma das duas passarelas entregues pelo Governo do Ceará na via de acesso ao aeroporto. A outra inclusive fica em frente ao Aeroporto Internacional de Fortaleza. Durante a apresentação o governador adiantou que em breve serão iniciadas as obras de urbanização e requalificação da Avenida Carlos Jereissati. “Vamos deixar a via cada vez melhor para que os turistas que cheguem ao aeroporto, que já foi ampliado e modernizado, possam ter a via melhor e mais bonita até o setor hoteleiro. Para que sejam bem recebidos aqui em Fortaleza”, declarou Camilo.

Benefícios

Estado e Prefeitura tem atuado em diversas ações compartilhadas através do projeto Juntos por Fortaleza, idealizado e implantado desde o primeiro mandato do governador Camilo Santana para que de forma conjunta sejam realizados planejamento e otimização de recursos. “Uma ação compartilhada em diversas áreas como habitação, educação, saúde e mobilidade urbana, dentre muitas outras”, apontou o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. “Em parceria planejamos juntos, somamos esforços e a cada dia entregamos novas ações”.

Hoje, de acordo com o prefeito, dois grandes desafios estavam sendo solucionados. “Um deles, era uma área crônica de alagamento, no braço Riacho Uirapurú, que em dias de chuva normalmente afloravam e deixavam literalmente essa área debaixo d’água”. O segundo, conforme Roberto Cláudio, é o viário. “Aqui a gente tem o ponto de intercessão entre a BR e uma via central de acesso Norte/Sul, que é a Avenida Raul Barbosa com a Avenida Alberto Craveiro. Quantas vezes vimos caminhões quebrando eixo porque a alça era estreita e pelo problema de ângulo que o viaduto tinha? Aqui era marcado pelo alagamento e engarrafamento. Com essa obra, temos a solução definitiva para esses problemas”, assegurou.

A obra contou com investimento de R$ 20 milhões e vai garantir a ampliação do sistema viário do viaduto existente que antes tinha apenas duas faixas de tráfego por sentido. Com as intervenções, o viaduto passou a contar com oito faixas de tráfego, sendo quatro por sentido.

Homenagem

O complexo viário homenageia o empresário cearense José Dias de Macedo, fundador do Grupo J. Macedo. Amarílio Macedo e Roberto Macedo participaram da entrega do viaduto que recebeu o nome do empreendedor que implantou o primeiro moinho de trigo, frigorífico industrial, a primeira fábrica de transformadores de energia e cervejaria do Ceará, tendo construído, ainda, a primeira fábrica de pneus do Nordeste brasileiro, na Bahia. Ao longo dos seus 99 anos de vida, José Macêdo foi deputado federal por três legislaturas (1959 a 1971) e suplente de senador, tendo assumido a cadeira de titular na última legislatura.