sábado, 10 de outubro de 2020

Governo do Ceará chega à marca de 111 brinquedopraças entregues com inaugurações virtuais em mais quatro municípios

Na tarde desta sexta-feira (9), em transmissão virtual, a vice-governadora Izolda Cela, representando o governador Camilo Santana, inaugurou via redes sociais quatro novas brinquedopraças e academias ao ar livre. Os municípios de Alcântaras, Apuiarés, Cascavel e Martinópole foram os contemplados nesta semana com os equipamentos, totalizando R$ 640.598,01 de investimentos.

As novas áreas fazem parte do programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana. A solenidade também contou com a presença da secretária de estado de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, além da participação remota de representantes dos municípios agraciados. 

Com os espaços inaugurados nesta sexta, o Governo do Ceará já entregou 111 brinquedopraças, sendo 14 em Fortaleza, através do Programa Juntos por Fortaleza, e 97 no restante do território cearense. Mais 180 equipamentos estão em fase de execução ou licitação.

Izolda Cela ressaltou a importância da criação de espaços voltados para as crianças. “O objetivo de todos nós é exatamente esse, que possamos propiciar para as crianças que elas sejam vistas no município. E espaços assim são, com certeza, uma das necessidades”, pontuou.

Socorro França salientou como as brinquedopraças podem estimular o uso do espaço público por parte das famílias. “É muito importante quando chegamos ao final da tarde e encontramos não só crianças brincando, mas sobretudo as famílias junto daquelas crianças utilizando um local feito para elas”, comentou.

Débora Frota é assistente social no município de Martinópole e mãe de uma criança na primeira infância. Ela comemorou a inauguração da brinquedopraça que vai contribuir diretamente com o desenvolvimento do seu filho. “É um equipamento muito significativo para todos, um espaço de lazer e de brincadeiras com segurança. Onde os pais podem trazer para ajudar no desenvolvimento, porque criança aprende brincando e para eles tudo se constrói através da brincadeira”,

Equipamentos

As brinquedopraças são áreas cercadas, com piso anti-impacto, voltadas para crianças de dois a 12 anos. Os locais contam também com oito brinquedos: casinha dupla com ponte de playground, casinha dupla com ponte em eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola.

Destinadas ao esporte e lazer de jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência, as academias ao ar livre oferecem uma gama de possibilidades para o cidadão se exercitar. São dez equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural.

O espaço promove a socialização das famílias, desenvolvimento infantil e saúde para a população. Após a entrega pelo Estado, compete ao município garantir a manutenção dos brinquedos e dos equipamentos da academia.