sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Fortaleza ocupa segundo lugar em ranking de transparência no enfrentamento à Covid-19, no Brasil

Fortaleza é destaque, mais uma vez, no quesito transparência nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus, ao conquistar o segundo lugar no ranking ONG Open Knowledge BR (OKBR), após avaliação realizada no mês de outubro.

Fortaleza conseguiu a marca de 99 pontos, um ponto a menos que as cidades de Manaus (Amazonas) e Macapá (Amapá), e que ocuparam a primeira colocação no ranking, ambas com 100 pontos.

A Prefeitura de Fortaleza adotou, desde o início da pandemia, ações que contribuíram para essa pontuação e esse reconhecimento. 

O prefeito Roberto Cláudio criou o Comitê de Controle, Transparência e Governança, com o objetivo de promover e assegurar que os gastos públicos relacionados ao Covid-19 fossem ofertados com maior transparência à população.

Também, foi lançado um hotsite especial sobre as ações de enfrentamento à pandemia em Fortaleza e a criação de uma área exclusiva no Portal da Transparência com divulgação dos contratos firmados, processos de aquisição, despesas aplicadas e instituição de uma ouvidoria, permitindo ao cidadão exercer controle social sob a gestão pública municipal.

Confira aqui o ranking Transparência Covid-19

(https://transparenciacovid19.ok.org.br/)

A OKBR é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que atua no Brasil desde 2013, desenvolvendo e incentivando o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, realizando análise de políticas públicas e promovendo o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.

A avaliação é baseada em um indicador composto por três dimensões: Conteúdo, Regularidade e Formato. Cada dimensão é constituída por um conjunto de aspectos avaliados separadamente, totalizando 26 indicadores, com escalas que variam de 0 a 100.

Para a secretária chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), Luciana Lobo, “esse reconhecimento vem destacar o compromisso da administração com os princípios de transparência. 

A Transparência Pública permite uma interação do cidadão com a administração, e esse reconhecimento destaca a importância que a Prefeitura de Fortaleza dá para esse princípio constitucional. Dessa forma asseguramos o acesso da população e promovemos o envolvimento de diversos setores da sociedade”, concluiu Luciana Lobo.