quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Projeto de Audic Mota institui “Rota do Café”, no Maciço de Baturité, como circuito turístico


Projeto de lei apresentado pelo deputado Audic Mota (PSB) institui, como circuito turístico, a Rota do Café, em área que abrangerá os municípios de Baturité, Guaramiranga, Mulungu e Pacoti. A iniciativa foi aprovada em reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, realizada nesta quarta-feira, 2.

O parlamentar explica que a rota deverá integrar os pontos turísticos de relevância para a valorização, o fomento e a divulgação da cafeicultura, viabilizando o acesso rodoviário e ferroviário da produção e exploração do café como atividade econômica.

Um órgão estadual deverá afixar placas indicativas do caminho a ser percorrido, a fim de guiar o viajante; bem como manter malha ferroviária adequada para viabilizar o percurso, partindo da Estação do Mondubim, em Fortaleza, até o Baturité, de onde os viajantes iniciarão o passeio.

O Maciço de Baturité é uma região que abriga área de proteção ambiental em 32.690 hectares, segundo dados do SEBRAE.

Audic Mota justifica que “o Maciço, com sua rica fauna e flora, possui alto potencial turístico e capacidade para contribuir sobremaneira na geração de emprego e renda locais, fomentando o turismo sustentável e incentivando a economia da região”.