sábado, 26 de setembro de 2020

Prefeitura inaugura, na Lagoa do Opaia, a 58ª Areninha de Fortaleza


A Prefeitura de Fortaleza inaugurou, neste sábado (26/09), a Areninha Lagoa do Opaia. Este já é o 58º equipamento do tipo na Capital. A obra está incluída no Projeto Juntos por Fortaleza, parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado que visa otimizar o recurso público em investimentos que buscam estimular e valorizar cada vez mais a convivência social e a formação cidadã.

O equipamentolocal possui espaço total de 1.418,90m² e conta com bancos, iluminação de LED, piso com acessibilidade, paisagismo, academia ao ar livre e parquinho. O campo em si possui novo alambrado, grama sintética, rede de proteção, e refletores.

Conforme o secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza, Arquimedes Pinheiro, em cada Areninha é instalado um Núcleo do Atleta Cidadão, projeto realizado por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SECEL) e da Federação de Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece). “As areninhas vêm transformando a nossa cidade, trazendo a oportunidade do esporte e da cidadania com o projeto Atleta Cidadão. Um professor de educação física e um auxiliar realizam esse trabalho com a comunidade, além de desenvolver atividades educativas, acompanhando o crescimento desses atletas que participam”, destacou.

Além disso, Arquimedes ressalta que a implantação de uma nova Areninha também traz benefícios como a maior movimentação do comércio e de mais segurança para a população. "As famílias se juntam para aproveitar o espaço, quiosques abrem, e acaba acontecendo uma geração de renda na comunidade. De três a cinco mil pessoas são impactadas diretamente por mês”.

A secretária de Infraestrutura, Manuela Nogueira, avalia que as Areninhas vêm superando as expectativas do projeto inicial, em trazer apenas um campo de futebol. “A cada Areninha entregue, temos mais a certeza da evolução desse projeto e da garantia de que é de grande importância para toda a população. Fazemos toda uma requalificação urbana do local, é uma política vencedora e tende a continuar nos próximos anos”, disse.

Atleta Cidadão

O projeto desenvolve o esporte nas areninhas e praças em comunidades de Fortaleza, através da democratização e garantia de acesso, dentro de ações práticas e participativas, promovendo uma infância e juventude saudável, evitando a ociosidade. Atualmente já sabe beneficiadas cerca de 10 mil crianças e jovens nos 148 núcleos e serão 178 até final de dezembro de 2020.

Areninhas

O projeto Areninhas foi iniciado pela Prefeitura de Fortaleza em 2014 e está requalificando campos de futebol em bairros com alto índice de vulnerabilidade social. O objetivo é entregar à população equipamentos esportivos de qualidade, onde a comunidade possa, além de praticar atividade física, ter um espaço seguro de convivência, lazer e formação cidadã.