quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Prefeito Roberto Cláudio entrega terceira etapa do Gonzaguinha da Barra do Ceará


O prefeito Roberto Cláudio entregou, nesta quinta-feira (03/09), a terceira etapa da obra do Hospital Distrital Gonzaga Mota da Barra do Ceará (Gonzaguinha da Barra).

A unidade já passou por melhorias na parte da coberta e elétrica e agora recebeu um novo complexo de emergência com pronto atendimento.

“Hoje, a gente entrega uma etapa importante que é uma reforma, a ampliação e a modernização de uma grande parte do Gonzaguinha da Barra. No total, o hospital passará a contar com 113 leitos para cuidar da saúde daquele que mais precisam” declarou o prefeito Roberto Claudio, lembrando que, em 30 dias, o equipamento recebe ainda um centro de partos normais, focado em partos humanizados.


Com a entrega, o hospital passa a contar com pronto atendimento com dois consultórios clínicos, dois leitos de reanimação, 13 novos leitos de observação, berço para recém-nascido, sala de medicação com cinco poltronas, e alojamento conjunto com 30 leitos. Entre os outros serviços entregues estão farmácia, laboratório, recepção, copa e banheiros. O valor total investido na obra foi de R$ 3,5 milhões, valor oriundo do Tesouro Municipal.

Durante a obra, que teve início em setembro de 2019, a unidade continuou funcionando normalmente, mantendo serviços de alojamento conjunto, cuidado intermediário neonatal e retaguarda para o suporte da rede hospitalar. Neste período, foram realizadas também algumas reformas em estruturas já existentes. Foram feitas instalações de gases medicinais, troca de piso, pintura, recuperação estrutural, além da instalação de forros e de uma nova central de ar-condicionado.

De acordo com Joana Maciel, secretária da Saúde, a novidade faz parte de um pacote de ações que tem como objetivo promover uma melhor saúde para todos. “A entrega de hoje faz parte de um grande projeto que o Prefeito vem fazendo nos equipamentos de saúde. Em sua primeira gestão, iniciou com os postos de saúde e, nesta segunda, continua investindo na atenção primária, mas também nos outros pontos de atenção, como as bases do Samu, a rede de Atenção Psicossocial, unidades de acolhimento, reforma e ampliação da rede hospitalar, além das policlínicas”, completou a médica.

O Gonzaguinha da Barra realiza, mensalmente, cerca de 5.200 atendimentos nas áreas de clínica médica, ginecologia e obstetrícia, além de cirurgias de média complexidade. Em média, a unidade faz cerca de 250 partos por mês. Com a ampliação, a expectativa é chegar a 365 atendimentos de partos por mês.

Melhorias na Assistência Hospitalar de Fortaleza

A reforma faz parte de um pacote de investimento em toda a rede hospitalar o Município de Fortaleza. De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, mais ainda está por vir, porque “temos entregas em curso de duas policlínicas, Frotinha do Antônio Bezerra, Frotinha da Parangaba e uma etapa do Frotinha de Messejana, todas dentro do compromisso de ampliar, requalificar, integrar e dar um novo conceito à rede hospitalar da Capital”, disse.