segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Prefeito Roberto Claudio e governador Camilo Santana inauguram Policlínica Dr. Luiz Carlos Fontenele, no Passaré


O prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana entregaram, na manhã desta segunda-feira (14/09), a Policlínica Dr. Luiz Carlos Fontenele, no bairro Passaré.
A unidade ofertará consultas e exames especializados para a população, ampliando o atendimento da Rede de Atenção Especializada, com capacidade para cerca de 8.000 consultas médicas e cerca de 3.000 exames mensais.

A policlínica atenderá o público adulto e pediátrico, em 18 especialidades médicas nas áreas de cardiologia, endocrinologia, alergologia, acupuntura, obstetrícia, neurologia, dermatologia, nefrologia, infectologia, gastroenterologia, angiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia. Além disso, ofertará tratamento a pacientes hipertensos e diabéticos e na linha do cuidado ao pré-natal de alto risco com a assistência integrada de equipes multidisciplinares.

A policlínica também contará com o Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) para pessoas que vivem com IST/AIDS/hepatites virais e um Centro Especializado em Reabilitação Física e Auditiva do Tipo II. Contará ainda com um centro cirúrgico destinado a pequenos procedimentos de baixa complexidade, possibilitando a descentralização e regionalização do atendimento à população nos seus territórios.

Na unidade, também serão ofertados exames de tomografia computadorizada, ultrassonografia, endoscopia, mamografia, densitometria óssea, laringoscopia, eletrocardiografia, eletroencefalografia, ecocardiografia, radiologia, holter, mapa, audiometria, mapeamento de retina, entre outros.

Ocupando uma área de aproximadamente 8500m², a policlínica recebeu investimento de cerca de R$ 28 milhões e possui 26 consultórios, além de espaço para terapias coletivas, sala de espera, auditório para educação permanente, refeitório, setor administrativo, banheiros sociais com acessibilidade, além da sala de observação e de recuperação de  procedimentos.

Sobre o homenageado – Dr. Luiz Carlos Fontenele

Médico cardiologista natural de Fortaleza, atuou como membro da Academia Cearense de Medicina e Sociedade Brasileira de Cardiologia, ocupando os cargos de presidente da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e diretor do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Também foi o primeiro diretor geral do HEMOCE, de 1984 a 1986.

Na Universidade Federal do Ceará (UFC), o Prof. Luiz Carlos Fontenele integrou o Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina, dirigiu o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e ocupou o cargo de assessor especial do Gabinete do Reitor, na gestão do Prof. Roberto Cláudio Frota Bezerra.

Na carreira, a importância do Prof. Luiz Carlos é sempre lembrada pelos estudos pioneiros em transplantes no HUWC, que tiveram início em 1976. Ele e os professores Antônio Lacerda Machado, Roberto Barreto Marques, Manassés Claudino Fonteles, Luiz Eduardo Capelo, José Barbosa Pessoa, Raimundo Braga e Francisco Valdeci Almeida Ferreira fundaram o Centro de Pesquisas em Doenças Hepatorrenais do Ceará (Cephrece). Aposentado da Faculdade de Medicina, cardiologista, faleceu aos 87 anos no dia 17 de março de 2017.