sábado, 12 de setembro de 2020

O Chico, a Xica e uma história de amor, dedicação, superação e vitórias nascidas no sertão de Acopiara


Francisco Lopes de Freitas, o "Chico Lopes", nasceu no sítio Biligui, distrito de Santo Antônio, em Acopiara. É dono de um pedaço de terra no sertão. Pobre, agricultor e trabalhador, tirou do solo o alimento, criou animais para sustentar com comida e manter 10 filhos na escola pública. Para botar a família para estudar, Chico Lopes pedalava 30 quilômetros, por dia, entre a sede de Acopiara e o sítio que ficava distante. Carregava com ele uma marmita e a esperança de um dia melhorar de vida, mais nada.

Sua companheira,  Francisca Maria de Freitas, a Xica Matias, dona de casa, criou com ele os 10 filhos. Xica era, além de mãe, a disciplinadora, educadora, cobradora de resultados. A disciplina era o item número um. O segundo era não faltar à aula na escola. Com uma palmatória na mão, exigia que todos estudassem, além do que aprendiam na escola. Deu tudo certo. O casal pobre produziu uma fortuna: uma linda família, conhecida e respeitada em Acopiara, Iguatu e todo Centro-Sul do Estado.

Hoje, Chico Lopes completa 80 anos e está celebrando, ao lado dos filhos e do seu grande amor, a Xica, as vitórias da vida. Nem todo pai agricultor pode contar, nessa data, a mesma história de estar ao lado de Ricardo, delegado federal; do Erasmo, defensor público da União; da Waldenia, servidora da Justiça Federal, da Neidemar, com doutorado, professora  do Instituto Federal de Educação; da Socorro, chefe de Recursos Humanos da ENELl; do Wandeques, no Banco do Brasil; do Everardo contador, o “Furão”, da Adellane, assistente social do IFECE; da Cristiane, enfermeira graduada na UFC, e de José Uires, que administra o sítio da família, onde tudo começou.

O Ceará e o Brasil precisam conhecer essa história de superação, construída por um agricultor determinado e uma companheira leal e gestora do que gerou dentro da sua alma. O leitor tenha certeza: a matriz de todas essas conquistas são  o trabalho e o amor.  O Chico Lopes está recebendo, hoje, os 10 filhos, mais de uma dezena de netos e bisnetos. Vai celebrar a vitória da esperança e superação. Pediu um presente: a foto ao lado da Xica, com os filhos. Será um grande sábado no sítio no sertão de Acopiara, onde tudo nasceu.