quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Ivo é alvo da direita em Sobral, por conta dos resultados na educação


O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, está reagindo às provocações da direita em Sobral. Está  chamando os direitista para a briga. O PSL, em Sobral, é presidido por Guimarães, um ex-tucano, agora, presidente do partido. Suplente do senador Eduardo Girão (Podemos), Guimarães decidiu não disputar a eleição, mas, no Beco do Cotovelo, em Sobral, todos comentam sua ligação com o candidato do MDB. O professor Oscar Rodrigues, milionário e proprietário da maior faculdade privada do interior do Ceará, é pai do deputado Moses Rodrigues (MDB), desafeto de Ivo Gomes, que derrotou seu filho em 2016, na maior vitória das eleições de Sobral.

Oscar Rodrigues, político de direita, rico e opositor dos Ferreira Gomes, está realizando um sonho: enfrentar Ivo Gomes. Não fará economia e espera contar com todas as curvas políticas para tentar vencer, inclusive, do governo Bolsonaro.

Por que Sobral é o alvo? Dois motivos: 1 - Sobral é a base política de Cid e Ciro. A bandeira da educação de qualidade, que colocou o município como melhor modelo de educação pública do país, precisa, na visão oposicionista, ser destruída. A derrota de Ivo por um provável gestor ligado ao bolsonarismo mudaria o perfil da gestão, pondo fim ao modelo educacional; 2- Ciro e Cid Gomes. A derrota reduz a força das duas maiores lideranças regionais do Nordeste. Facilita o projeto de reeleição de Bolsonaro.

Ivo Gomes, sangue quente, agora, eleva a temperatura contra a direita. Quase todos os dias, usa as redes sociais para criticar Bolsonaro e seus aliados. Na eleição deste ano, com sua irreverência, atraiu mais aliados ao palanque. Sua gestão, bem avaliada, lhe garante a aposta como favorito, com sobras. No Beco do Cotovelo, o centrinho de Sobral, todas especulações são favoráveis à vitória de Ivo. Tem gente que coloca R$ 20 de aposta, oferecendo 10 mil votos de vantagem ao desafiante.

Não será fácil para a direita enfrentar Ivo em Sobral. O mais jovem entre os Gomes, é o tipo mais pensador e analista. Ele é estratégico. Passou pelas melhores escolas. Foi aluno em Harvard, nos Estados Unidos. Sabe se comunicar pelas redes sociais, como poucos.

A direita quer cravar em Ivo o desgaste, por conta da pandemia do coronavírus. O prefeito de Sobral, que tenta a reeleição, mandou fechar bares, desfez aglomerações, usando a força. Tirou gente da fila dos bancos, fechou todo comércio, os bares e acabou com a circulação de motos e outros veículos. As pesquisas mostram que Ivo está forte, maior que quando assumiu a Prefeitura, em janeiro de 2017.

No Facebook, ele escreveu que vai para o segundo tempo, porque ainda existe "muito por fazer". Ao longo da campanha, saberemos se os soldados de Bolsonaro terão condições de desintegrar o favorito.