terça-feira, 29 de setembro de 2020

Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza inauguram última etapa do IJF 2


Referência no socorro aos traumas e lesões de alta complexidade, o Instituto Doutor José Frota (IJF) se consolida como um dos maiores hospitais públicos do País a partir da conclusão da obra da segunda torre hospitalar. Na manhã desta terça-feira (29) o Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza inauguraram o IJF2, construído em parceria entre os governos estadual e municipal. Com a entrega do segundo, prédio denominado Doutor Juraci Magalhães, a unidade passa a contar com 203 novos leitos, sendo 47 deles prioritários para idosos, 24 na ala de pediatria e mais 30 leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Juntas, as duas torres oferecem 664 leitos.

O IJF passa a ser o maior hospital público do Ceará e um dos mais importantes do Norte e Nordeste. “É uma ampliação que praticamente dobra a capacidade de atendimento do hospital. Os leitos de UTI passam de 33 para 63. São mais de 200 novos leitos para acolher as pessoas que mais precisam da saúde pública, o que representa mais de 80% do povo cearense”, afirmou o governador Camilo Santana.

De acordo com o governador, o IJF é um hospital que não deixa a desejar diante de qualquer hospital privado.“Agora, mais do que ter um equipamento físico é ter uma grande e boa equipe de profissionais”, afirmou, cumprimentando a todos aqueles que atuam na unidade e em todo o estado, especialmente na linha de frente contra a pandemia de Covid-19.


Ainda em sua fala Camilo ressaltou que o novo IJF vai melhorar o atendimento e a saúde pública para a população de Fortaleza. Também lembrou que havia um gargalo preocupante em todo o Estado principalmente no que se refere a leitos de UTIs e cirurgias, porém esse problema está sendo solucionado, uma vez que o Estado adotou o processo de regionalização. “É o primeiro estado no Brasil que está oficialmente regionalizando a saúde. Vamos em breve inaugurar o Hospital (Regional) de Limoeiro do Norte que está pronto e será o terceiro no Interior, tirando a demanda que vinha para cá para a Capital”, ponderou, citando a ampliação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva nos hospitais polos. “Não tinha UTI em Crateús e hoje tem. Não tinha UTI aqui, vizinho, na Caucaia, em Iguatu, no Icó”.

Por fim, o governador Camilo Santana lembrou também que no passado não havia hospital público do Estado no Interior do Ceará. “Hoje temos cinco macrorregiões de saúde e estamos trabalhando para que 90% da demanda de saúde da população fique na sua região. Isso, com certeza diminui a pressão sobre Fortaleza. Aqui, o IJF atende até a pacientes de outros estados”, declarou, fazendo alusão à referência que o hospital tem Brasil afora.



O prefeito Roberto Cláudio classificou a inauguração como produto de um sonho. “Um sonho da cidade de Fortaleza e um compromisso pessoal da Prefeitura e do Governo do Estado em ampliarmos a capacidade cirúrgica e de atendimento do que é atualmente o maior hospital de trauma do Norte e Nordeste. Há um tempo atrás a gente planejou e juntos fizemos um investimento transformador, construímos uma nova torre que expande de forma planejada a capacidade de atendimento do hospital. Passamos a ser o maior hospital em número de leitos no Ceará e maior emergência de trauma e de referência. Duplicamos, praticamente, a capacidade e estrutura do centro cirúrgico. Hoje temos os quadros completos e começa a rodar por inteiro”, informou Roberto Cláudio.



Estrutura

O IJF 2 possui 13.237m² de área construída, contando com cinco pavimentos, sendo interligado à unidade principal do IJF por meio de passarelas. Também foi construída entre os dois prédios uma área de convivência para usuários e profissionais. Com as novas instalações, o hospital passou de 33 para 63 em número de leitos de UTIs e de 11 para 20 salas de cirurgia, além 24 leitos para recuperação pós-anestésica, permitindo a realização de até 1.700 procedimentos cirúrgicos por mês. O IJF 2 contará com os serviços de diagnóstico por Ressonância Magnética, o primeiro da rede municipal de saúde, e de hemodinâmica, de importante relevância no tratamento das vítimas de lesões vasculares graves, que já seguem em fase de instalação.

Homenagem

O edifício da torre dois do hospital recebe o nome do Dr. Juraci Magalhães, em homenagem ao ex-prefeito de Fortaleza, idealizador da construção do prédio principal e da primeira grande expansão dos serviços do complexo hospitalar, no início da década de 1990.

Participaram da inauguração a vice-governadora do Estado Izolda Cela; o secretário estadual da Saúde, dr Cabeto; vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan; secretária de Saúde de Fortaleza, Joana Maciel; a secretária municipal de Infraestrutura, Manuela Nogueira, e a superintendente do Instituto Dr. José Frota, Riane Azevêdo.