quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Governo do Ceará assina memorando para implantar refinaria de petróleo por R$ 4.420 bilhões



Um memorando de entendimento para a instalação de refinaria de petróleo na região do ZPE foi assinado pelo governador do Ceará, Camilo Santana na manhã desta quarta-feira (16). A companhia Noxis Energy será a responsável pela operação. A implantação do projeto custa no total de R$ 4,240 bilhões, proporcionando a geração de mais 150 empregos diretos e 3.000 indiretos.


Na celebração de assinatura do memorando estavam presentes o secretário do Meio Ambiente (Sema), Arthur Bruno, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, o Diretor-Presidente da Noix, Gabriel Debellian, e o Márcio Dutra, principal investidor.


De acordo com Camilo Santana, sempre foi um dos objetivos do governo instalar uma refinaria no Estado.“Sempre tivemos um objetivo de implantar no Ceará uma refinaria e uma siderúrgica. Em 2017 conseguimos abrir a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), formada pela brasileira Vale e as coreanas Dongkuk e Posco, um grande investimento de todas as partes. Agora, para a instalação da refinaria da Noxis Energy, nós também nos colocamos a disposição para viabilizar a sua instalação, é um grande investimento para o nosso Estado e para os cearenses”, afirma.

Depois de receber a licença ambiental, a instalação da refinaria deve acontecer em até 30 meses.