quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Fato raro: manifesto pela reeleição do prefeito é lançado em Senador Pompeu, no aniversário do município


A cidade de Senador Pompeu, no Sertão Central do Ceará, está em festa: a população comemora 124 anos de emancipação política.

Durante anos, o povo viu gestores na cadeia, a economia da cidade afundar. Saúde, educação e assistência social mergulharam na maior crise.

Em 2016, o servidor público Maurício Pinheiro, decidiu disputar a eleição e venceu. Tem dedicado sua vida às causas da população de Senador Pompeu. Promoveu uma virada histórica.

Tanto que, por ocasião da festa de aniversário da cidade, foi divulgado um manifesto, pedindo a reeleição do prefeito, algo inédito. O blog publica a carta:

"124 anos de Glórias de um povo humilde, trabalhador, que acorda todos os dias cedo, para ganhar seu pão e que merece ver o ressurgimento de nossa cidade.

Nesses últimos quatro anos, saímos da estagnação do município, do ‘’já teve’’, parado no tempo, sem perspectiva, nem horizonte, para uma das cidades que mais cresceu na região do Sertão Central.

A antiga Humaitá viveu seu auge no ciclo do algodão, no século passado, e o desafio desse século era: como a cidade poderia se reinventar, depois de quatro anos, sem nenhum motivo para sonhar por dias melhores.

Em 2017, inicia-se uma gestão que, com vitória esmagadora, tinha responsabilidade e expectativa ainda maiores. Que desse certo, tão grande quanto sua expressiva vitória nas urnas.

O trabalho não era fácil, como conseguir, em apenas quatro anos, recuperar a autoestima do seu povo, crescer nas diferentes áreas que estavam na UTI, gerar empregos, fazer a agricultura e q educação se desenvolverem, reativar o trabalho de assistência social, trazer obras que mudassem a cara do município, colocar o salário dos funcionários em dia, quitar as dívidas atrasadas e fazer a saúde funcionar, dando atendimento digno à população.

Nunca se viu um desafio tão grande, mas que, com a benção e Deus, uma equipe qualificada e um gestor compromissado, batalhador, aos poucos, foi demonstrando a que veio.

A verdade é que, depois de quatro anos, vemos pessoas com esperança de um novo futuro, os jovens de hoje buscando conhecimento na educação, uma faculdade implantada na cidade, prêmios de qualificação nas escolas do município reconhecidas em nível estadual. A vitória maior é saber que o investimento na educação não para e já se encontra em fase de projeto e construção mais três modernas escolas , sendo uma na sede, uma no São Joaquim e uma no Codiá. Até o nosso passado histórico foi reconhecido e ganhou destaque nacional, com os casarões da barragem e os campos de concentração.

Na saúde, quem não lembra que: para ser atendido, antes precisava levar o remédio da farmácia, para ter um simples esparadrapo, o hospital tinha que buscar em Milhã, ambulância era apenas uma, o hospital só tinha soro. Hoje, temos um hospital informatizado, com atendimento qualificado, novos postos de saúde, carros novos, ambulâncias na sede e nos distritos, profissionais que se empenham, mesmo passando por uma pandemia. O trabalho está sendo feito e controlado. Parabéns todos os profissionais da saúde, nesse dia de comemoração. Podemos assegurar que, hoje, temos uma saúde de qualidade.

A infraestrutura do município melhorou, nesse período. Calçamentos de qualidade foram instalados na sede e nos distritos. Novas ruas construídas, trazendo novas casas, a cidade crescendo.

Entre as obras em andamento, podemos destacar a tão sonhada rodoviária, um projeto único que readequará a entrada da cidade. Temos uma areninha e um estádio de futebol, que, também, já está sendo construído, para alavancar o esporte, bem como o ginásio reestruturado.

O parque de exposições, também, será modernizado, para receber grandes eventos, como houve num passado distante. Outro Galpão da Fábrica de Calçados já foi entregue, com a perspectiva de mais 1000 empregos para nossa população.

Senador Pompeu, nesse período, também, ganhou um plano de organização do trânsito, criado por um filho da terra, o centro da cidade foi asfaltado e, hoje, tem uma organização do fluxo viário, mudando a cara do nosso município.

Na agricultura, hoje, o destaque, além do acompanhamento das equipes nos diversos setores, é a produção da bacia leiteira do município, uma realidade, graças ao trabalho da Prefeitura, em parceria com o Sebrae.

A Assistência Social, que foi iniciada sem nenhum programa funcionando, depois de um trabalho duro, também, foi reconhecida e premiada em nível estadual, com seus avanços nos programas sociais, atendendo a milhares de famílias.

E tudo isso teve um cabeça: um gestor determinado em correr atrás, ir à Brasília, bater nas portas de deputados, de ministros. No Ceará, sempre batendo nos gabinetes dos secretários e do governador, que sempre tiveram a sensibilidade em atender seus pedidos e o carinho por nossa terra.

Não temos como ser cegos, diante do que podemos ver: a cidade vive uma nova era, graças ao trabalho incansável desse prefeito que, em quatro anos, mostrou a que veio e é o maior responsável por essa mudança de rumo em nosso município.

124 Anos! Parabéns, Senador Pompeu, parabéns ao nosso povo por esse novo tempo. Parabéns, Maurício Pinheiro e que Deus continue nos abençoando, por mais quatro anos de progresso!

Autoria do texto: Filhos de Senador Pompeu