segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Eusébio é destaque entre os municípios mais inteligentes do Brasil, aponta ranking


Dados do levantamento feito pelo Ranking Connected Smart Cities mostram que cidades cearenses são destaques e estão entre os 100 munícipios mais inteligentes do Brasil: Fortaleza, Eusébio e Sobral. A capital cearense ocupa o 29º lugar no ranking; Eusébio aparece em 60º lugar e Sobral, na 82º posição.

O relatório mapeia as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade. Ao todo, são avaliados 70 indicadores, separados em 11 tópicos: mobilidade e acessibilidade, meio ambiente, urbanismo, tecnologia, saúde, segurança, educação, empreendedorismo, energia, governança e economia.

O ranking visa compreender cidades inteligentes não apenas como aquelas que adotam práticas tecnológicas, mas também, aquelas que pensam em nível de bem-estar social, qualidade de vida, fatores econômicos, ambientais, urbanos, tecnológicos e sociais.

O Estado tem também destaques de cidades em eixos temáticos. Eusébio, além do índice geral, aparece na listagem de tecnologia (97º), saúde (43º), economia (99º), segurança (58º). Eixos de governança e educação são os que mais têm cidades cearenses entre as 100 melhores.