segunda-feira, 7 de setembro de 2020

A parceria do PDT com o PT, no Ceará, beneficia os petistas


O senador Cid Gomes (PDT) foi eleito prefeito de Sobral, em 1996. Ele tinha como companheiro de chapa o petista Edilson Aragão. Nos dois mandatos, a aliança se repetiu. Leônidas Cristino resistiu à dobradinha. Cid moveu seu radar e articulou a eleição do petista Veveu Arruda, um advogado que batalhou nos tribunais pela liberdade de perseguidos na ditadura.

Citei esse histórico para mostrar os 24 anos da aliança entre Cid Gomes e o PT, no Ceará. Ciro Gomes, também, deu sua contribuição na relação com o PT. Promoveu aliança entre o seu partido à época e o PT, em Quixadá, para eleger o petista Ilário Marques prefeito municipal. Ilário venceu a eleição. Estará nas ruas, com o apoio de Ciro e Cid, tentando o quinto mandato. O PDT, também, apoiou Luizianne, em Fortaleza. Romperam e o candidato dela, Elmano Freitas, foi derrotada por Roberto Cláudio. Hoje, Elmano tem o apoio de Ciro e Cid, no seu projeto de se tornar prefeito de Caucaia.

Ousado, o projeto liderado pela dupla Ciro  e Cid lançou, apoiou, elegeu e reelegeu Camilo Santana, do PT, governador do Ceará. O PT tem muito a agradecer e pouco a pedir.

A cidade de Fortaleza tem um eleitorado sintonizado com forças mais à esquerda. Maria Luíza, Juraci Magalhães, Ciro Gomes, Luizianne e Roberto Cláudio passaram pela gestão municipal. A cidade cresceu, evoluiu.

A partir de Fortaleza, é possível tomar o melhor banho de mar, saborear caranguejos e outras delícias, principalmente, na Praia do Futuro. O turista pode ir ao maior e mais importante parque aquático das Américas, o Beach Park.

Na visita ao Ceará, os turistas podem conhecer paraísos, como Cumbuco, Jericoacoara e Canoa Quebrada, paraísos bucólicos para práticas de esporte como windsurf e kitesurf.

O PDT e o PT, no Ceará, têm a mesma alma, o mesmo DNA. Suas lideranças nunca se entenderam, mas o PT é um filho que sempre ficar com o filé. O governador Camilo Santana é um petista. Sempre divide com o senador Cid Gomes decisões sobre questões partidárias.

O PT do Ceará sempre tentou estabelecer a liderança. Certo ou errado, na relação com o PDT,  o PT é carregado  pelas lideranças estaduais. Pode sair maior ou menor na eleição. É só avaliar fatos.