sábado, 29 de agosto de 2020

Prefeito Roberto Cláudio entrega mais nove estações do Bicicletar e visita nova Areninha da Serrinha


O prefeito Roberto Cláudio entregou, neste sábado (29/08), mais nove estações do Bicicletar nos bairros Mucuripe, Bela Vista, Parquelândia, Pan Americano, Montese, Messejana, e Vila União sendo a visita inaugural neste último.

Com isso, Fortaleza passa a contar com 154 estações do sistema de bicicleta compartilhada, se aproximando cada vez mais da projeção de 210 estações até o final de 2020.

“Estamos modernizando o acesso ao Bicicletar. As bicicletas contam com GPS, desenho ergonômico diferente e mais adaptado ao uso de mulheres, e o entorno das estações conta com câmeras para dar mais segurança ao usuário e preservar o equipamento. Vamos continuar implantando-as progressivamente para que o direito à bicicleta gratuita, integrada ao transporte público, possa estar cada vez mais acessível ao cidadão”, explicou Roberto Cláudio.

De acordo com o secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia, o sistema de ciclovias da cidade também segue em expansão para novas áreas da cidade, como Parangaba, Siqueira e Itaperi. “Estamos em um ritmo muito forte de expansão do sistema. Chegamos a 312 km de ciclofaixas e ciclovias, e aqui na redondeza há pista ciclável em toda a Rua Desembargador Praxedes e Almirante Rufino, com acesso ao binário do Montese. Toda semana a cidade vem ganhando novas ciclofaixas”, destaca.

Além disso, o secretário ressalta que com o advento da pandemia do novo coronavírus, as bicicletas se tornaram um modal de transporte ainda mais relevante para os fortalezenses. “No mundo todo a bicicleta está crescendo como uma opção segura do ponto de vista sanitário, e aqui em Fortaleza não é diferente. Já vemos um movimento bem maior, e que cresceu muito em relação à pandemia. É um momento muito promissor para a bicicleta na cidade, com mais ciclofaixas, mais compartilhamento e mais possibilidades para experimentar e ver que a bicicleta pode ser uma alternativa mais barata e mais saudável”, disse.

Para a técnica de enfermagem Sheila de Araújo, moradora do Vila União, mesmo já tendo uma bicicleta em casa, a nova estação vai facilitar e muito sua locomoção no dia a dia. “Tendo essa estação aqui, está ótimo, fica melhor se eu quiser ir na Av. Borges de Melo, por exemplo. E eu não vou nem precisar ir em casa. Assim que eu tiver o meu cadastro, vou aderir. Agora é só aproveitar”, contou.

Sobre o Bicicletar

O Bicicletar já registrou cerca de 3,1 milhões de viagens e 260 mil usuários cadastrados, sendo 94% ativos por meio do Bilhete Único, de forma gratuita. A média de viagens por dia é de 2,6 mil em dias úteis e 2,1 mil em sábados, domingos e feriados.

Fortaleza chegou à marca de 312,1 km de infraestrutura cicloviária, sendo 190,1 km de ciclofaixas, 111,4 km de ciclovias, 10,4 km de ciclorrotas e 0,2km de passeio compartilhado. Até 2020, a gestão municipal deve atingir a marca de 400 quilômetros de infraestrutura construída.

Areninha

Ainda na manhã deste sábado, o prefeito Roberto Cláudio visitou a nova Areninha do bairro Serrinha. Além do campo de futebol de 4.977,52 m², que já está finalizado, o local terá amplo espaço de convivência comunitária com paisagismo, passeios, área para ginástica e playground para as crianças.

Roberto Cláudio enfatizou que de acordo com o novo decreto que será publicado neste domingo (‪30/08‬), será permitido o uso das Areninhas a partir da ‪próxima terça-feira‬ (‪01/09‬), seguindo os devidos protocolos de segurança. "Aqui também vai funcionar o Atleta Cidadão, que é um projeto social para a criançada e para a juventude, obviamente também respeitando o distanciamento social, o uso de máscaras e evitando aglomerações, mas já tirando esses jovens das tentações da rua", disse.

Conforme o secretário de Esporte e Lazer, Arquimedes Pinheiro, o protocolo das areninhas inclui o uso de termômetros, será obrigatório o uso de máscaras e o distanciamento social, os funcionários foram treinados para a fiscalização e só será permitida a entrada de 22 pessoas por vez no equipamento.

“Não só a Areninha da Serrinha, mas outras também foram concluídas durante a pandemia e também serão entregues e passam a funcionar a partir de terça-feira. São equipamentos revolucionários, que muda a vida da juventude na comunidade e traz outros itens como academia ao ar livre e brinquedopraça. É um conjunto que agrada todas as faixas etárias”, declarou o secretário.