terça-feira, 4 de agosto de 2020

Organização Mundial de Saúde alerta que, talvez, nunca se descubra um remédio contra a Covid-19


A bala de prata, segundo a lenda, é o único tipo de munição capaz de matar o lobisomem. E, apesar das várias tentativas de encontrar a bala de prata que acabe com o coronavírus, “pode ser que nunca exista”. Esse foi o alerta feito nesta segunda-feira por Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), que usou essa expressão popular em inglês para se referir a uma panaceia, um remédio definitivo contra uma doença que infectou 17,5 milhões de pessoas e causou 686.000 mortes em todo o mundo em apenas alguns meses.

“Várias vacinas estão na fase três dos ensaios clínicos e todos nós esperamos que delas saiam vacinas eficazes para ajudar a impedir que as pessoas se infectem, mas, no momento, não há bala de prata e pode ser que nunca exista”, disse o chefe da OMS em uma conferência de imprensa desde Genebra. Por esse motivo, Ghebreyesus fez um chamado para a perseverança nas medidas que até agora deram resultado na contenção da pandemia, “o básico em saúde pública e controle de doenças: testes, isolamento, tratamento de pacientes e rastrear e pôr em quarentena os seus contatos”, lembrou o especialista. Para os cidadãos, “máscaras, distanciamento seguro, higiene frequente das mãos e tossir de forma segura em relação aos outros”. “Façam tudo”, ele insistiu.

Os especialistas desse órgão da ONU enfatizaram a necessidade de interromper a cadeia de contágios, já que o percentual de mortes entre os infectados é “muito alto”. A chefa do Departamento de Doenças Emergentes da OMS, María Van Kerkhove, explicou que, embora o porcentual de mortes entre os casos diagnosticados de covid-19 (686.000 de 17,5 milhões) esteja próximo de 4%, a taxa real provavelmente é menor do que 1%, mais especificamente, 0,6%, segundo os estudos citados por ela. Embora seja um porcentual que, “em princípio, pode não parecer muito alto, na realidade é, se for levada em consideração a grande capacidade de transmissão” da doença.

Ghebreyesus pediu aos países que conseguirem controlar a transmissão que se mantenham vigilantes, já que "suspender as restrições cedo demais pode dar origem a surtos". Por sua vez, o diretor de Emergências de Saúde da OMS, Mike Ryan, alertou que em países com alta transmissão da doença, como Brasil e Índia, "o caminho de saída ainda é longo" e requer um "compromisso sustentado". Em alguns casos, antecipou, será necessário que os Governos deem um passo atrás e reconsiderem sua estratégia para verificar se estão fazendo tudo o que podem contra o vírus.

O diretor-geral da OMS também enfatizou que os serviços de saúde devem fomentar a amamentação, mesmo que se suspeite ou se confirme que as mães ou seus bebês estão com covid-19. “Os benefícios superam em muito os riscos de contágio”, disse Ghebreyesus, por ocasião da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que vai de 1 a 7 de agosto.

Ele também pediu que seja mantido o contato pele a pele com o recém-nascido, o método canguru. Durante a pandemia, a falta de informações sobre as consequências da doença em mulheres grávidas e nos bebês ―bem como o medo de contágio― fez com que muitos hospitais abandonassem essas práticas e separassem as mães dos recém-nascidos, apesar de a OMS quase desde o início ter informado que isso não era necessário.

O Covid 19 poderá se tornar uma gripe de convivência com as pessoas como as que acometem no dia a dia, só que mais letal.