sábado, 22 de agosto de 2020

Ministério do Desenvolvimento Regional lança nota sobre a barragem de Jati


“O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informa que, de forma preventiva e zelando pela preservação de vidas em primeiro lugar, decidiu evacuar moradores que vivem no entorno da Barragem Jati (CE), em decorrência do vazamento registrado, nesta sexta-feira (21), em um dos condutos da estrutura.

Apesar de o vazamento já ter sido contido, existe a dificuldade de avaliação técnica da estrutura, por conta da falta de iluminação neste momento. Como a prioridade é garantir a segurança da população, a decisão é evacuar as cerca de 2 mil pessoas, residentes no raio de 2 km da barragem. A medida segue o Plano de Ação Emergencial (PAE) elaborado para o empreendimento.

Os moradores estão sendo informados por meio de carros de som e por profissionais da defesa civil local e da empresa operadora, que também estão indo diretamente às residências. Com o apoio do MDR, essas famílias estão sendo transportadas para hotéis, pousadas e alojamentos na região ou poderão ir para casas de parentes e amigos até que sejam feitas todas as avaliações técnicas das estruturas do reservatório. https://bit.ly/3aYdF4Z”