quinta-feira, 27 de agosto de 2020

MDB define nomes e tática eleitoral para o Cariri


O partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), do ex-senador Eunício Oliveira, está atuante na Região do Cariri, se organizando para a disputa eleitoral de 2020.

Em reunião recente na capital, Eunício Oliveira esteve com o coordenador regional do MDB no Cariri, Rafael Branco, para debater a atuação do partido, a estratégia no campo eleitoral e o fechamento das alianças políticas e partidárias.

O MDB pretende ainda manter as cidades de Várzea Alegre, Lavras da Mangabeira, Aurora, Santana do Cariri e Missão Velha com prefeitos filiados à legenda. Em Missão Velha, de forma especial, Washington Fechine é o nome do MDB na disputa, já que o atual prefeito Diego Feitosa não vai à reeleição.

Outras cidades como Penaforte, Granjeiro, Barro, Abaiara e Antonina do Norte, o MDB lançará candidaturas próprias. Em Barro, por exemplo, Dr. George tem tido boa performance na pré-campanha e ampliado seu palanque político.

Nas cidades de Milagres, Potengi e Nova Olinda os emedebistas indicaram vice em chapas majoritárias.

Em Caririaçu, caso João Marcos não saia candidato por algum impedimento, o MDB indicará Wantuil, filho de João Marcos, como cabeça de chapa pelo MDB.

O Triângulo Crajubar

A diretriz principal para os municípios que compõem o Crajubar é que, nessas três cidades, Eunício Oliveira irá dar a palavra final sobre o posicionamento do MDB, quais alianças devem ser fechadas e, caso não lance candidaturas, quem o partido deve apoiar.

No Crato, a aliança já está formalizada, em apoio ao prefeito Zé Ailton e ao PT, que apoiou a reeleição de Eunício ao Senado, em 2018. Em Barbalha e Juazeiro do Norte, a decisão ainda será tomada, tendo em Eunício a decisão final.

Palanque amplo

O ex-senador Eunício Oliveira vem, ainda, defendendo que o MDB participe de palanques amplos, com o intuito de ocupar mais espaços na política local. A ideia é fortalecer o partido do ponto de vista eleitoral, retomando a dianteira em cidades importantes da Região do Cariri.

Rafael Branco, que coordena o MDB na região do Cariri, vai acompanhar pessoalmente todas as decisões, tendo diálogo direto com o ex-senador e o comando estadual do MDB.

Eleger vereadores

Outra preocupação do MDB no Cariri é eleger vereadores. O objetivo é que o MDB saia das eleições municipais deste ano, pelo menos, com 50 vereadores eleitos nas cidades carirenses, se fortalecendo como legenda eleitoral viável para 2022. As campanhas dos vereadores do MDB serão acompanhadas de perto pelo coordenador regional do MDB no Cariri, Rafael Branco.

Nomes do MDB em pré-campanha para prefeito:

Várzea Alegre - Zé Helder

Lavras da Mangabeira - Idser Oliveira

Santana do Cariri - Pedro Henrique

Missão Velha – Dr. Washington Fechine

Aurora – Adailton Macedo

Barro – Dr. George

Penaforte – Dr. Rafael Ângelo

Abaiara - Pedro Marcos

Antonina do Norte – Dr. Francisco Arrais

Grangeiro – Dr. Fabiano