sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Empreendedorismo pode ser incluído na formação dos estudantes cearenses


Com o objetivo de incluir o empreendedorismo na formação dos jovens cearenses, o Deputado Estadual Tadeu Oliveira (PSB) deu entrada no Projeto de Lei 213/20, que institui o programa estadual “educação empreendedora e inovadora” no Ceará. A proposição ainda entrou em tramitação na Assembleia.

De acordo com o texto do projeto, o programa funcionará como uma forma de atividade complementar à grade curricular dos alunos do ensino de tempo integral. As ações serão por meio de aulas, palestras, dinâmicas, visitas, dentre outros, e as atividades poderão ser anexadas ao currículo escolar do jovem, contando inclusive para horas complementares necessárias para formação.

Com a aprovação, o Poder Executivo poderá realizar palestras, aulas, excursões, e quaisquer outras atividades ligadas ao empreendedorismo nas escolas da rede de ensino público estadual. Tadeu Oliveira, autor do PL, explica que essa é uma forma de auxiliar a formação do jovem cearense. “As ações poderão ser realizadas em conjunto com instituições como SEBRAE, FIEC, FECOMÉRCIO, CDL, entre outras, com o intuito de fomentar o empreendedorismo cearense para os jovens e aquecer novamente o mercado de trabalho que se encontra tão vulnerável“.

As atividades acontecerão em turno complementar, não alterando a rotina das aulas regulares. O Estado poderá ainda realizar parcerias com instituições por meio de convênios, tanto de cunho financeiro quanto logístico - como a cessão de profissionais para orientação, bem como de palestrantes.

“É nesse momento delicado e de recuperação econômica que são necessárias políticas para o incentivo de práticas como o empreendedorismo. Esta será uma forma de plantar a semente do empreendedorismo para nossa juventude e colaborar na abertura de novos caminhos, buscando o aumento no número de empreendedores que, consequentemente, influenciará no futuro para abertura de mais empresas que gerarão renda e emprego no Estado”, destaca Oliveira.