sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Elevador sobre trilhos instalado no Morro Santa Terezinha começa a funcionar hoje


Os moradores da comunidade do Morro Santa Terezinha, localizado na avenida Vicente de Castro, no bairro Mucuripe (Regional II), terão em funcionamento, a partir desta sexta-feira (28/08), um elevador sobre trilhos que irá auxiliar na locomoção de pessoas com mobilidade reduzida que querem ter acesso ao mirante.

O equipamento instalado ao lado da escadaria principal do morro opera em uma velocidade de 20-30 metros por minuto. Considerando embarque e desembarque o percurso de 80 metros é feito em cerca de sete minutos. A capacidade do elevador é de até 450 kg. O valor do investimento foi de, aproximadamente, R$ 500 mil reais provenientes do Ministério do Turismo e Prefeitura de Fortaleza.  

O funcionamento e manutenção do equipamento passam a ser de responsabilidade da Regional II. 

Requalificação do Morro Santa Terezinha

A Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) finalizou em maio de 2018 as obras de requalificação do Morro Santa Terezinha, que recebeu calçadão, nova escadaria, praças, academia ao ar livre e diversos outros equipamentos como parque infantil, anfiteatro, lixeiras subterrâneas e guarda-corpo em todo o mirante. Foram cerca de 4 mil m² de área totalmente urbanizada com piso em blocos de concreto,nova iluminação e pintura, transformando o antigo ponto turístico da cidade que voltou a receber visitantes. 

A segunda etapa da requalificação foi entregue em dezembro de 2019, e contemplou a construção de um novo espaço, com mais trechos de passeios, uma nova praça, com parquinho e academia ao ar livre, além da construção de uma nova escadaria e uma Areninha.

Requalificação da Avenida Vicente de Castro

Além do novo equipamento e da requalificação do Morro Santa Terezinha, os moradores da região também foram beneficiados com a requalificação da avenida Vicente de Castro que faz parte do projeto dos Corredores Turísticos. 

Ao longo da via, foram feitas diversas melhorias urbanísticas, construção de galeria de drenagem e a substituição do pavimento asfáltico por piso em blocos de concreto visando melhorar a sensação térmica e auxiliar no escoamento da água. A avenida recebeu, ainda, calçadas, acessibilidade com piso tátil, passagens e elevadas. As obras, que ainda acontecem na região, realizam a instalação de ciclovia, paisagismo e nova iluminação.

Orçadas em aproximadamente R$ 9 milhões de reais, as obras estão com mais de 85% de conclusão e devem ser entregues em outubro deste ano.