sábado, 1 de agosto de 2020

Camilo e Roberto Cláudio descartam volta das aulas em agosto


O governador Camilo Santana (PT) anunciou, em live neste sábado, 1º, novas etapas no plano da retomada da economia do Ceará. Em comunicado ao lado do prefeito Roberto Cláudio, o governador informou que as aulas presenciais em Fortaleza estão previstas para setembro, a depender das reuniões com os setores durante todo este mês e observando os índices da Capital. “Todos os indicadores estão melhorando, mas sempre temos precauções”, destacou o gestor estadual. Os eventos que geram aglomeração continuam sem previsão de retorno, adiantou Santana. Ele garantiu que o comitê deverá realizar avaliações da situação epidemiológica do Estado.

Na noite da última sexta-feira, 31 de julho, o governador reuniu-se com membros do Comitê Científico da Covid-19, para avaliar os números da pandemia no Ceará. “Ao longo das próximas semanas, as equipes definirão de que forma ocorrerá esse retorno: fases, formato e protocolos a serem seguidos. Reforço o que tenho dito. Sempre buscaremos fazer tudo com muita prudência e responsabilidade, para evitar que tenhamos um novo aumento de casos e óbitos. Temos avançado de forma correta até aqui, e não queremos correr o risco de retrocesso. A preservação da vida sempre estará em primeiro lugar”, postou o petista em suas redes sociais, na manhã deste sábado. Camilo informou que as medidas foram tomadas após reuniões de avaliações de estudos e cenários pelo Comitê formado pelos profissionais de saúde, TJ, AL e Ministério Público Estadual e Federal.

Em sua fala, o prefeito Roberto Cláudio destacou a necessidade de padronização de protocolos sanitários entre escolas públicas, privadas e universidades, além de capacidade de monitorar o público (alunos, professores e comunidade). Atualmente, Fortaleza está inserida na 4ª fase do plano, mas com limitações a alguns setores da economia, que ainda não foram liberados.

Durante a transmissão, o governador também anunciou novas etapas da retomada da economia em outras regiões cearenses:

.Fortaleza segue na Fase 4. Cinemas e bares ainda não têm permissão de funcionamento.
.Municípios da Macrorregião de Fortaleza avançam para a Fase 4;
.Macrorregiões do Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe continuam na Fase 2;
.Macrorregião Norte segue para a Fase 2.