quarta-feira, 22 de julho de 2020

Secitece homenageia Celso Furtado, um dos mais influentes pensadores brasileiros do século XX


A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior realiza nesta quinta-feira (23/07) a “Jornada 100 Anos de Celso Furtado”, em homenagem a um dos maiores economistas de nossa história e um dos mais destacados intelectuais do país ao longo do século XX.

A jornada começa às 09 horas, com debates e palestras online, que vão acontecendo ao longo de todo o dia. Convidados especiais vão se revezar, falando sobre a obra e o legado do idealizador da Sudene e um dos nomes-chave da filosofia desenvolvimentista, elaborada na Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), organismo das Nações Unidas.

A Jornada 100 Anos de Celso Furtado vai reunir nomes como o de Rosa Freire, Saturnino Braga, Tânia Bacelar, Luiz Gonzaga Belluzzo, Liana Carleial, José Meneleu Neto, entre muitos outros economistas e intelectuais que conhecem e estudam a obra de um dos mais influentes pensadores brasileiros.

Celso Furtado foi professor, escritor (autor de mais de 30 livros), ministro do Planejamento do governo João Goulart e ministro da Cultura do governo de José Sarney. Dirigiu a Sudene de sua criação até o golpe de 64.