sexta-feira, 3 de julho de 2020

Prefeitura de Fortaleza comemora sete anos de Bilhete Único, com aumento nas integrações


A Prefeitura de Fortaleza comemorou os sete anos do Bilhete Único com um crescimento de 24,5% nas integrações, garantindo aos usuários de ônibus de Fortaleza o pagamento de apenas uma passagem no intervalo de duas horas para qualquer destino da cidade. 

Implantado em 2013, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o Bilhete Único também garante aos passageiros do transporte público de Fortaleza a integração com o Bilhete Único Metropolitano, com o sistema de bicicletas compartilhadas, com carros elétricos, além da frota urbana.  

No ano de 2019, o Bilhete Único permitiu 29.222.690 integrações, o que representa um acréscimo de 24,5% em relação ao ano 2018, quando foram feitas 23.466.943 integrações. 

Isso significa que a integração está cada vez mais se consolida no transporte público de Fortaleza, levando economia de tempo e dinheiro aos usuários que não precisam passar pelos terminais e realizam percursos menores, mais rápidos, pagando apenas uma tarifa no intervalo de duas horas, seja com o Bilhete Único ou com a carteira estudantil com créditos.

Atualmente, o número de beneficiários do Bilhete Único (BU) em Fortaleza já chega a 1.612.541 em Fortaleza. 

Entre os usuários temos 896.594 que utilizam o BU (tipo empresa ou avulso) e as carteiras estudantis (380.066) que podem receber créditos. 

Entre as gratuidades, tem-se o cartão do idoso com 303.017 beneficiados, o cartão para pessoa com deficiência com 27.323 e o Bilhetinho que chega a 32.864, utilizado por crianças de 0 a 7 anos incompletos ou com medida abaixo de 1,10m.

O Bilhete Único permite que os usuários realizem viagens mais rápidas e reduzem a necessidade de integração nos terminais, onde as pessoas podem integrar mais rapidamente entre linhas de ônibus e também integrar a bicicleta aos seus deslocamentos, utilizando o Bicicletar gratuitamente durante 1h ou o Bicicleta Integrada durante até 14 horas, também gratuitamente.

Outro benefício importante é a hora social que proporciona economia ao usuário, de segunda a sexta-feira, das 9h ‪às 11h‬ e das 14h ‪às 16h‬, totalizando 4 horas por dia. 

Solicitação e recarga 

Para facilitar o acesso dos passageiros, o Bilhete Único (BU) agora recebe na hora. Para isso, basta procurar a sede do Sindiônibus, munidos de CPF, RG e comprovante de residência atualizado com CEP (impresso ou digital).
Quem utiliza o vale transporte eletrônico, pode transferir o saldo para o BU para usufruir de seus benefícios. A recarga também foi facilitada, podendo ser realizada de forma on line (aplicativo “Meu ônibus”, pelo Internet Banking do Banco do Brasil ou site vtefortaleza.com.br) ou de forma presencial em mais de 3 mil estabelecimentos cadastrados. 
É interessante frisar que os usuários podem renovar seus cartões gratuitamente nos postos de atendimento.

Onde solicitar o Bilhete Único Urbano:
• Sindiônibus (‪Av. Borges de Melo, 60‬)
Documentos necessários:
• RG, CPF e comprovante de endereço (somente originais)