sexta-feira, 31 de julho de 2020

Prefeitura de Fortaleza apresenta projeto de requalificação da Praça José de Alencar


A Prefeitura de Fortaleza apresentou, na tarde desta quinta-feira (30/07), o projeto de requalificação da Praça José de Alencar para os lojistas do Centro da cidade. O encontro, organizado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), promoveu uma visita técnica à obra que acontece na Praça, além de uma apresentação com detalhes do projeto e cronograma de entrega das obras.

A reunião, que ocorreu no canteiro de obras, foi comandada pela secretária da Infraestrutura, Manuela Nogueira e também contou com a participação do Presidente da CDL, Assis Cavalcante. Para a titular da Infraestrutura, "a entrega da praça será um grande presente para os frequentadores e lojistas do Centro. É uma obra de extrema importância para a história da nossa cidade, principalmente naquela região onde existem dois ícones da nossa história como o Theatro José de Alencar e a Igreja do Patrocínio", acredita Manuela.

O projeto prevê melhorias em toda a Praça, com a urbanização e também recuperação das ruas do entorno. O equipamento terá substituição de piso, instalação de novos postes de iluminação em LED, paisagismo, mobiliários urbanos, bicicletário, pintura e plantio de árvores. A grande novidade será a instalação de uma fonte luminosa cibernética, onde o movimento das águas funcionam em sintonia com a música emitida em várias caixas sonoras.

As ruas General Sampaio e Liberato Barroso também passarão por obras e receberão novo recapeamento asfáltico, além da recuperação do pavimento em paralelepípedo existente em frente ao Theatro José de Alencar.

Para Assis Cavalcante, a reforma da praça tem um significado histórico e afetivo para a cidade e a entrega da obra irá possibilitar o retorno do movimento para as ruas que ficam no entorno. “Com a entrega dessa obra, dessa reforma, nós vamos recuperar o movimento que a praça trazia para as ruas Guilherme Rocha, Barão do Rio Branco, Liberato Barroso, General Sampaio e demais vias. Esse é começo de uma série de intervenções e ações que devem revitalizar e fazer o povo de Fortaleza redescobrir as belezas do Centro” destaca.

Com investimentos de R$ 3,2 milhões, as intervenções já estão com 60% dos serviços realizados e têm previsão de entrega para outubro deste ano.