sábado, 25 de julho de 2020

Prefeito Arnon Bezerra fortalece medidas contra a Covid-19 e irá decretar 5ª semana de isolamento rígido


A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, seguindo as orientações das autoridades de saúde estaduais e municipais, e de cunho científico, a exemplo da Organização Mundial de Saúde (OMS), vem informar que estará decretando pela quinta semana consecutiva o isolamento social rígido, a ser iniciado a partir do dia 27 de julho até o dia 2 de agosto.

As medidas são em função do quadro de contágios que vem acontecendo na cidade, mas que com as ações desencadeadas através da Secretaria de Saúde, com a parceria do Governo do Estado, têm sido de extrema relevância para conter o quadro, inclusive de óbitos em Juazeiro o Norte, com redução nos últimos 15 dias.

Para isso, também tem mantido um trabalho de fiscalização por parte dos agentes públicos municipais da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), além da Guarda Civil Municipal e do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), contando com a Polícia Militar, por meio do Estado.

O prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, tem adotado as medidas necessárias desde o dia 19 de março deste ano, quando foi anunciado o primeiro decreto, com ações voltadas para a prevenção e tratamento, inclusive coibindo aglomerações nos espaços públicos, interditando ruas e praças, fechamento do comércio, uso obrigatório de máscaras em espaços públicos, restrições de circulação, entre outras medidas.

Também, criou a Unidade de Combate ao Covid – 10, com 32 leitos, O Hospital de Campanha, com mais 80 leitos, seis deles semiintensivo, chegando a 112 leitos voltados para pacientes de Coronavírus, além da Unidade Sentinela, para as testagens, contando com mais quatro postos de testagens na cidade e serviço itinerante na zona rural. São mais de 25 mil pessoas testadas em Juazeiro do Norte até hoje, chegando a um dos maiores índices de testagem no Estado do Ceará, realizando a detecção dos casos, grande parte de assintomáticos, e tratando, com isso salvando mais vidas.

Apoio da população é fundamental

O prefeito Arnon Bezerra, em esclarecimento a afirmações fora de contexto que foram veiculadas em alguns veículos e redes sociais, informa que as medidas que estão sendo tomadas, principalmente estabelecidas em lei, é justamente para serem cumpridas e conta com o apoio da população nesse sentido.

O município tem mantido o esforço permanente nos últimos quatro meses, para que as ações sejam constantes de atendimento à todas as pessoas, para que não faltem leitos de atendimento nos hospitais, haja serviços de esclarecimentos, trabalho de conscientização através das equipes de mobilização, mas que cada cidadão precisa se conscientizar do seu papel no cumprimento do isolamento. Tanto que esse tem sido um dos principais pontos que o próprio gestor tem abordado nas suas falas.

Arnon Bezerra tem adotado as medidas necessárias para conter o coronavírus em comum acordo com as políticas adotadas pelo Governo do Estado, mas que nesse momento é importante que todos juntos, poder público e população, fortaleçam as ações de isolamento que estão sendo amplamente propagadas. Fique em casa o máximo que puder, use máscara e vamos salvar vidas. Juntos, venceremos esse desafio!