quarta-feira, 22 de julho de 2020

Juazeiro do Norte em evidência no cenário nacional: Arnon Bezerra participa de debate sobre Cidades Inteligentes, do MCTI


O prefeito Arnon Bezerra participou, nessa terça-feira, 21, do debate sobre Cidades Inteligentes: Conexões e Transformações para o Futuro, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte. Estiveram ao lado do gestor nas discussões virtuais o Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, a especialista em Cidades Inteligentes, Raquel Cardamone, Vitor Amuri, da empresa Spin - Soluções Públicas Inteligentes, a futurista Lala Deheinzelin e o Ex-Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Michel Araújo.

Às vésperas dos 109 anos, a já conhecida capital da fé católica mostrou por que vem ganhando reconhecimento nacional e internacional na caminhada rumo à consolidação de Cidade Inteligente, que traz no conceito central as tecnologias e práticas inovadoras como meios para melhoria da qualidade de vida da população.

O prefeito Arnon Bezerra lembrou que Juazeiro do Norte conta com a primeira Lei Municipal de Inovação e Smart Cities do Brasil, com Plano Diretor de Tecnologia para Cidades Inteligentes, aprovada em 2018. Desde então, ações voltadas às temáticas só se multiplicam.

Foi criado, por exemplo, o Ecossistema de Inovação da Região, o Kariri Valley, evidenciado no país pela vocação aceleradora de desenvolvimento regional, e firmados convênios com plataformas disruptivas, como a Bright Cities, que diagnosticou os principais desafios em dez áreas de Juazeiro do Norte e apontou 110 alternativas tecnológicas para maior eficácia e eficiência da gestão pública. Entre elas, segundo a CEO, Raquel Cardamone, ferramentas digitais  para o ensino à distância, na Educação; capacitação de servidores, na Governança; e estacionamento inteligente, na Mobilidade.

Vitor Amuri, da Spin, empresa de consultoria para projetos de Smart Cities, destacou que o Plano Diretor de Tecnologia para Cidades Inteligentes de Juazeiro do Norte proporcionou aceleração de startups, integração de secretarias municipais e está inspirando Salvador, além de várias outras cidades do país.

Lala Deheinzelin ressaltou que Juazeiro do Norte está em evidência, assim como Bolonha, na Itália, onde os termos de legislação são muito avançados. 

Michel Araújo, ex-secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, enfatizou que Juazeiro do Norte está entre os treze municípios que auxiliam a elaboração da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes. O documento, em fase de conclusão, visa direcionar as cidades, incluindo as de pequeno porte, para tornarem-se inteligentes.