sexta-feira, 10 de julho de 2020

Futebol e barracas de praia liberados


O funcionamento das barracas de praia está liberado em Fortaleza a partir da próxima segunda-feira (13). A liberação virá no novo decreto de reabertura da economia que será publicado neste sábado (11) no Diário Oficial do Estado (DOE).

A decisão foi tomada por comitê coordenado pelo governador Camilo Santana (PT) e pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). O decreto terá validade até o dia 20 de julho. A flexibilização é parte dos esforços de retomada da economia cearense e combate à pandemia de covid-19.

Outro item que teve liberação para voltar é o futebol. Partidas do Campeonato Cearense  têm permissão para ocorrer a partir da próxima segunda-feira, na Capital e Região Metropolitana. Os jogos ocorrem com portões fechados e com uso de máscara sempre que possível.

“Essas decisões são tomadas a partir do monitoramento diário do número de casos, do número de óbitos, e também a situação assistencial dos hospitais, UPAs e postos de saúde, de atendimentos na porta de entrada e também de leitos de internação”, explica Roberto Cláudio. “A gente continua aqui em fortaleza, felizmente, numa tendência consistente de quedas no número de óbitos e também de quedas de nova demanda por atendimentos. Isso nos deu segurança para dar esse próximo passo para a abertura de retomada”, continua.

As padarias e cafés tiveram seu horário de funcionamento ampliado. Agora podem abrir das 6h até às 16 horas. Antes o funcionamento só era permitido a partir das nove horas da manhã. Agências de turismo também foram autorizadas a funcionar em horário comercial.

Rigidez no Interior

A macrorregião de saúde, que engloba as regiões Sul e Cariri continuam em isolamento social rígido. Nessas localidades o novo coronavírus (Sars-Cov-2) segue em evolução, demandando maior preocupação. “Os números, os casos de covid, continuam subindo, portanto nós vamos manter os principais municípios Iguatu, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Brejo Santo em isolamento social rígido por mais uma semana”, argumenta Camilo.

O governador afirma que mais leitos foram distribuídos nessas localidades, num total de 198 unidades, para dar conta da demanda por atendimento e internação.

Em contrapartida, outras macrorregiões de saúde do Ceará conseguem estabilizar a pandemia de covid-19. Sertão Central, Litoral Leste e Vale do Jaguaribe se mantém estáveis e o nível de isolamento continua na fase 1 até a próxima semana.

Já na região Norte, cujo principal município é Sobral, os índices dão sinais de quedas, permitindo que os municípios entrem na fase de transição para a próxima fase de flexibilização.