sexta-feira, 17 de julho de 2020

Fernanda Pessoa avalia o 1° semestre de 2020 como desafiador e destaca as ações


A deputada estadual Fernanda Pessoa (PSDB), que teve uma forte atuação no combate ao Covid-19 e à violência contra a mulher, avalia o primeiro semestre de 2020 como desafiador. 

"Foram meses difíceis. Nós tivemos um papel fundamental e decisivo na elaboração e aprovação de projetos para o combate ao covid-19 e seu impacto na vida dos Cearenses. Foi desafiador", disse. 

A parlamentar destinou R$1 milhão de verba para ações de combate e prevenção do novo Coronavírus. Realizou solicitações importantes como: Suspensão dos serviços de cortes de energia (ENEL), água (CAGECE), no período de calamidade pública, em razão da propagação da COVID-19; Trânsito livre para insumos e medicamentos para que possam abastecer a população do Estado do Ceará; Isenção de ICMS das contas de água e energia das unidades hospitalares filantrópicas; Recurso Fundo Estadual de Combate à Pobreza para aliviar a crise do Coronavírus. 

Na área da saúde, destacam-se os projetos de valorização aos profissionais da saúde: Utilização dos recursos provenientes das multas estipuladas ao decreto de calamidade pública para compra de equipamentos para os profissionais de saúde; Gratificação pandêmica-Covid19 para os profissionais de saúde do estado, entre outros. 

A deputada, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, intensificou as ações no combate à violência contra a mulher. É de sua autoria o Projeto n°93/20, que implementa a campanha Sinal Vermelho para a Violência Doméstica no Estado do Ceará. 

"Os índices de violência aumentaram durante a pandemia. O projeto oferece um canal silencioso para que mulheres denunciem a violência doméstica em estabelecimentos como farmácias e drogarias por meio de um símbolo “X” na mão. Mulheres, vocês não estão sozinhas, estamos juntas", ressaltou.