sexta-feira, 24 de julho de 2020

Feirinha de Artesanato da Beira Mar será realocada no novo calçadão, próximo ao Náutico


A tradicional Feirinha de Artesanato da Avenida Beira Mar está sendo transferida, temporariamente, para uma área próxima ao seu local de origem.

A estrutura ficará alocada numa parte do novo calçadão, situada entre o espigão da Avenida Desembargador Moreira e a Rua Nunes Valente, em frente ao Hotel Praiano.

Por enquanto, em função da Pandemia do novo coronavírus, a Feirinha segue sem funcionamento, a fim de evitar aglomerações, como forma de atender às normas de segurança e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A realocação ocorre por ocasião dos avanços das obras de requalificação do Projeto Beira-Mar de Todos, nas proximidades do Aterro da Praia de Iracema, na altura do cruzamento das avenidas Rui Barbosa e Historiador Raimundo Girão, local onde a Feirinha estava funcionando provisoriamente.
Na região será construído um quiosque, uma rotatória e uma área completamente urbanizada com mobiliários urbanos e equipamentos esportivos.

"A transferência da feirinha está acontecendo num momento oportuno de reordenamento do território da Avenida Beira-Mar. A Prefeitura segue dando todo suporte, acolhendo as sugestões e orientando os permissionários quanto à mudança", informou o secretário da Regional II, João Freire Neto.

Operação do traslado da Feirinha

A operação de realocação dos equipamentos dos feirantes está sendo realizada no período da madrugada para facilitar o traslado.
Durante o processo de transferência, são utilizados sete caminhões, duas empilhadeiras, que serviram de suportes durante a operação. O roteiro do trajeto seguirá pela Avenida Abolição, passando pela Av. Historiador Raimundo Girão. Todo o transporte será sempre acompanhado pelos agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e da Guarda Municipal, que farão a escolta do percurso para garantir a segurança no trânsito. As equipes de Ordenamento do Território da Regional II, da Seinf e da Agefis também estão dando suporte à operação.
A Associação dos Feirantes de Artesanato da Beira Mar (Asfabem) também está acompanhando todo o processo.

“Estamos constantemente dialogando com os feirantes e intermediando o processo de transferência com a Regional II e Secretaria de Infraestrutura. Toda a logística de mudança foi planejada e acordada com os comerciantes. Estamos auxiliando nas demarcações dos boxes e no manejo dos equipamentos. Em breve teremos uma nova Beira-Mar mais bonita e mais organizada", explicou João Freire Neto.


Nova Feira de Artesanato e Beira-Mar de Todos

A área onde acontece a feirinha de artesanato está passando por melhorias urbanísticas. O espaço receberá novo piso, nova iluminação e zoneamento com padronização dos boxes comerciais, garantindo uma maior organização e disposição dos produtos vendidos, naquele que é considerado hoje o maior mercado de artesanato a céu aberto da Capital. Os boxes que serão entregues aos permissionários possuem o tamanho 2 x 2.

O ambiente original da Avenida Beira-Mar ficará completamente requalificado para receber feirantes e visitantes de forma ordenada e com mais segurança. No local, estão sendo construídas novas calçadas e pavimentação da via de veículos com sinalização, internalização de cabos, novos mobiliários, novos quiosques de alimentação e lanches, todos padronizados. A previsão de entrega da nova Av. Beira-Mar é novembro deste ano.

Articulação com os permissionários

No ano passado, dia 19 de junho, foi realizada uma reunião no Clube Náutico, onde ficou acordado com os comerciantes que, temporariamente, para não suspender as atividades da Feirinha, eles seriam realocados para o Aterro da Praia de Iracema, com previsão de retorno para a região do Náutico este ano. A Coordenadoria de Ordenamento do Território da Regional II está em constante articulação com a Associação dos Feirantes de Artesanato da Beira Mar (Asfabem) para dar todo o suporte necessário nesse processo de realocação. Ao todo, 661 comerciantes atuam na feirinha da Avenida Beira Mar.