terça-feira, 21 de julho de 2020

Deputada Patrícia Aguiar solicita redução de 50% da taxa da Guia de Transporte Animal (GTA)


A deputada estadual Patrícia Aguiar (PSD) deu entrada ao requerimento que solicita ao Governo do Estado, por meio da Agência de Defesas Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), um estudo para reduzir em 50% a Taxa da Guia de Transporte Animal (GTA) durante a pandemia. A proposta será apreciada pelo plenário da Assembleia Legislativa.

A GTA é o documento oficial para transporte animal no Brasil e contém informações essenciais sobre a rastreabilidade (origem, destino, finalidade, espécie, vacinações, entre outros). Cada espécie animal possui uma norma específica para a emissão da Guia, exceto os cães e gatos que são isentos da emissão desse documento para transporte.
Nesse período de isolamento social a emissão da GTA tem causado transtorno para os pequenos e micro produtores do Ceará.

“Estamos sendo procurados por pequenos produtores dos Inhamuns que estão sem condição de fazer o transporte. O custo burocrático e financeiro para a emissão da Guia vem travando a procura desse documento fazendo com que pequenos produtores da nossa região se arrisquem no transporte”, justifica a deputada.